DistroSea é uma forma simples de testar várias distribuições Linux sem fechar o navegador

Saiba como experimentar vários sistemas operacionais com seu navegador, sem necessidade de qualquer tipo de instalação ou virtualização.

Uma forma simples, rápida e eficientede testar várias distribuições Linux usando apenas o navegador: esta é a promessa do DistroSea. Assim, deve ajudar muitos usuários a escolherem melhor suaa distribuição sem ter de fazer ou refazer instalações ou virtualização.

Até recentemente, uma das ferramentas mais populares para realizar essa tarefa era o DistroTest, um site que permitia aos usuários emular várias distribuições Linux dentro do próprio navegador para dar uma primeira olhada nelas, livre de riscos de segurança.

No entanto, o DistroTest está offline há algum tempo. Felizmente, quando uma posição fica livre, não demora muito para que outras a preencham, e em seu lugar surgiu uma nova alternativa chamada DistroSea , oferecendo uma experiência de usuário bastante semelhante.

Assim, o usuário que recorrer ao DistroSea poderá testar diversas distribuições Linux sem precisar instalar nenhuma delas em suas próprias máquinas.

Usando o DistroSea para testar várias distribuições Linux no navegador

O uso do DistroSea não tem mistério: ao acessar a web encontraremos uma vasta lista de distribuições populares , como Alma Linux, Arch Linux, CentOS Stream, Debian, Fedora, Linux Mint, openSUSE, Slackware, Ubuntu… entre muitos outros.

DistroSea é uma forma simples de testar várias distribuições Linux sem fechar o navegador

E não só poderemos experimentar uma distribuição ou outra, mas ao selecioná-la, poderemos escolher uma versão específica dela .

Uma vez selecionada a distribuição e a versão, o site iniciará a virtualização do sistema operacional selecionado e, em alguns segundos , será aberta uma sessão na qual os usuários poderão interagir com a distribuição.

Estará, por padrão, em modo de tela cheia, mas os utilizadores apenas terão de apertar as teclas ESC ou F11 para regressar à visualização normal.

Atualmente, a DistroSea oferece ‘apenas’ 39 máquinas virtuais para teste. No entanto, seus criadores têm planos de adicionar mais distribuições no futuro. Eles também planejam adicionar um servidor localizado na Europa ou nos EUA em breve , para evitar problemas de latência causados ??pelo servidor atual, localizado na Índia.

Quanto ao funcionamento do DistroSea , poucos detalhes estão disponíveis no momento. De acordo com um tópico do Reddit, parece que a maioria das imagens ISO de distribuição são baixadas por meio do script quickget do projeto Quickemu , que é uma ferramenta útil para emulação rápida e fácil. As bibliotecas novnc são usadas para renderizar a tela em uma página da web.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile