Docker lança Extensions e versão para desktop Linux

Claylson Martins
5 minutos de leitura

O Docker lançou um novo recurso de extensões em seu evento virtual DockerCon, que abriu hoje. Há também a primeira versão do Docker Desktop para Linux. Isso se junta ao suporte existente para Windows e Mac e fornece os mesmos recursos. Neste caso, temos ferramentas do pacote do Docker Desktop, incluindo o Docker Compose, a linha de comando do Docker (CLI) e o Kubernetes local, além de fornecer ferramentas de gerenciamento. As extensões do Docker estendem a funcionalidade do Docker Desktop ou da CLI com ferramentas criadas pelo Docker ou por terceiros.

Alguns exemplos das primeiras versões incluem:

um analisador de uso de disco e um explorador de log do próprio Docker e de terceiros; analisadores de segurança da Snyk, JFrog, Anchore e Aqua Trivy; VMWare Tanzu para um cluster Kubernetes local com sabor VMware; Tailscale para conectar contêineres Docker a uma VPN; e uma ferramenta de implantação OpenShift da RedHat.

Docker lança Extensions, Linux Desktop.

As extensões são empacotadas como uma imagem do Docker que inclui um arquivo metadata.json descrevendo seu conteúdo. As extensões podem conter qualquer uma das três partes, incluindo uma parte da interface do usuário que adiciona uma guia no Docker Desktop, um serviço de VM que é executado em um ou mais contêineres e binários que são instalados diretamente na máquina host. A parte da interface do usuário, se existir, é construída em HTML e JavaScript. Existem diretrizes de design que incentivam o uso do React e do tema Docker Material UI.

Docker lança Extensions, Linux Desktop

“As extensões oferecem aos desenvolvedores uma maneira de descobrir, baixar, configurar e começar a usar ferramentas de maneira simples”, disse o CEO do Docker, Scott Johnston, ao DevClass. “Em um clique, eles têm um conjunto de ferramentas completo que complementa suas ferramentas do Docker.”

Embora o Desktop não seja obrigado a usar extensões, eles se integram ao Desktop e, na maioria dos casos, fornecem uma interface do usuário lá. Por que o foco no Desktop quando o Docker é, no fundo, uma ferramenta de linha de comando?

O que o Desktop faz é estabelecer todas as ferramentas nativas da nuvem para o desenvolvimento de aplicativos modernos, disse Johnston. 

Ele também possui recursos de atualização automática para hot patches ou atualizações de segurança. Grandes organizações querem o ambiente de desktop gerenciado porque não querem que seus desenvolvedores percam tempo brincando com coisas de código aberto, disse Johnston, referindo-se à complexidade que pode ocorrer ao montar ferramentas de várias fontes.

Docker lança Extensions e versão para desktop Linux

Por que a necessidade de uma ferramenta Linux Desktop quando tantos desenvolvedores Linux são orientados por linha de comando? “A solicitação de desktop Docker para Linux foi a solicitação número um em nosso roteiro público nos últimos 12 meses”, disse Johnston. “Os usuários de estações de trabalho Linux estão olhando por cima do ombro para os colegas no Mac e Windows e vendo os benefícios de produtividade.” Também havia demanda de empresas que queriam tornar as ferramentas do Docker consistentes em qualquer plataforma que os desenvolvedores estivessem usando.

A Docker (a empresa) está envolvida em um processo de longo prazo para reequilibrar o que oferece em relação às ofertas comerciais, em um esforço para melhorar seu modelo de negócios. Um exemplo foi uma alteração no licenciamento do Docker Desktop, que no ano passado foi alterado para exigir uma assinatura paga para empresas com mais de 250 funcionários. A empresa já chegou ao ponto em que deseja estar em relação ao modelo de negócios?

“Bem mais de 80 por cento dos desenvolvedores continuam a usar o Docker Desktop gratuitamente, o que é por design”, disse Johnston. “Não prevemos ter que tirar mais coisas grátis.”

No entanto, a empresa está desenvolvendo licenciamento comercial para os tipos de complementos que as empresas precisam, como “gerenciar grandes equipes de desenvolvedores em escala”, disse Johnston.

“Estamos entusiasmados por estarmos aqui, junto com o ecossistema, liderando a indústria. Há dois anos e meio isso estava em questão”, acrescentou.

Via DevClass

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.