in

Document Foundation libera o LibreOffice 6.2.4

Esta é a mais nova versão estável da suíte de escritório.

Document Foundation libera o LibreOffice 6.2.4

A Document Foundation acaba de liberar o LibreOffice 6.2.4, a quarta versão de correção de bugs e regressões da família LibreOffice 6.2. Esta versão, vale lembrar, é voltada para indivíduos com conhecimento de tecnologia: early adopters, entusiastas de tecnologia e usuários avançados. Portanto, a Document Foundation libera o LibreOffice 6.2.4.

Os usuários comuns do LibreOffice são ajudados por uma comunidade global de voluntários: https://www.libreoffice.org/get-help/community-support/. No site e no wiki existem guias, manuais, tutoriais e HowTos. As doações nos ajudam a disponibilizar todos esses recursos.

Os usuários do LibreOffice estão convidados a se juntar à comunidade em https://www.libreoffice.org/community/get-involved/, para melhorar o LibreOffice, contribuindo de volta em uma das seguintes áreas: desenvolvimento, documentação, infraestrutura, localização, garantia de qualidade, design ou marketing.

Implantações Empresariais

O LibreOffice 6.2.4 representa o limite máximo em termos de recursos para suítes de escritório de código aberto. Então, é importante destacar que ele não é voltado e nem otimizado para implantações de classe corporativa. Porém, nestes casos os recursos são menos importantes que a robustez. Assim, os usuários que desejam uma versão mais madura podem baixar o LibreOffice 6.1.6. Este inclui alguns meses de correções com back port.

Organizações que procuram um aplicativo de classe empresarial respaldado por suporte e acordos de nível de serviço (SLA) devem obter uma versão LTE (Long Term Supported) do LibreOffice dos membros do TDF Advisory Board que fornecem esse produto.

Além disso, serviços de valor agregado para implantações de classe empresarial – relacionados a suporte de software, migrações e treinamento – devem ser obtidos de profissionais certificados. Assim, existe um local mais apropriado a isto: https://www.libreoffice.org/get-help/professional-support/.

O fornecimento de software e/ou serviços do ecossistema de profissionais certificados representa a melhor opção de suporte para empresas que implantam o LibreOffice em um grande número de desktops. Na verdade, essas atividades são contribuídas de volta para o projeto sob a forma de melhorias no software e na comunidade, e acionam um círculo virtuoso que é benéfico para os usuários e todos os outros interessados.

Disponibilidade do LibreOffice 6.2.4

O LibreOffice 6.2.4 está imediatamente disponível no seguinte link: https://www.libreoffice.org/download/. Os requisitos mínimos para sistemas operacionais proprietários são o Microsoft Windows 7 SP1 e o Apple macOS 10.9. Lá você também encontrará arquivos para a instalação no Linux. Neste caso, basta seguir este tutorial de instalação, tendo o cuidado por substituir pelo arquivo mais recente.

As versões do código fonte mais recente do LibreOffice Online estão disponíveis como imagens do Docker: https://hub.docker.com/r/libreoffice/online/.

O LibreOffice Online é fundamentalmente um serviço de servidor. Assim, deve ser instalado e configurado adicionando armazenamento em nuvem e um certificado SSL. Pode ser considerado uma tecnologia capacitadora para os serviços em nuvem oferecidos pelos ISPs ou pela nuvem privada de empresas e grandes organizações.

O LibreOffice 6.2.4 é construído com bibliotecas de conversão de documentos do Document Liberation Project: https://www.documentliberation.org.

The Document Foundation e o LibreOffice Online no OW2con 2019

Document Foundation libera o LibreOffice 6.2.4

O OW2con 2019 é o evento anual de código aberto que reúne a comunidade de OW2, especialistas em tecnologia, arquitetos de software, gerentes de projeto de TI e tomadores de decisões de todo o mundo. A conferência será organizada pelo Orange Gardens Innovation Center, em Paris-Châtillon, de 12 a 13 de junho de 2019. O tema central do OW2con 2019 é: “Fonte aberta para a maturidade da indústria”.

De fato, com o código aberto se tornando mainstream, desenvolvedores de TI, fornecedores, usuários e até organizações de código aberto, como o OW2, precisam se adaptar. Hoje, os projetos de código aberto estão se tornando cada vez mais competitivos. Portanto, todos os desenvolvedores de TI, fornecedores e usuários devem ter uma estratégia de código aberto.

Durante o OW2con 2019, o Document Foundation e o LibreOffice Online serão apresentados durante duas palestras diferentes:

  1. Sessão Extra – Adicionando o LibreOffice à sua solução on-line. Gerenciado por Michael Meeks (Collabora), Philippe Hemmel (Arawa) e Thorsten Behrens (CIB). Na quarta-feira, 12 de junho, das 13h45 às 15h45.
    O LibreOffice Online pode ser integrado a soluções em nuvem, como no caso do Nextcloud, ownCloud, Pydio e Seafile. O software é 100% open source e pode ser a solução perfeita para problemas de GDPR nas organizações. Durante a sessão, será possível obter uma visão geral do aplicativo e fazer perguntas técnicas e relacionadas aos negócios.
  2. Palestra – Apresentação da The Document Foundation, por Simon Phipps (TDF/OSI), na quinta-feira, 13 de junho, das 9h45 às 10h.

A Document Foundation é uma das mais recentes organizações afiliadas da OW2. Além disso, é uma instituição de caridade global com sede na Alemanha. Da mesma forma, trabalha para promover ferramentas de produtividade de código aberto. Seu principal projeto, o LibreOffice, está disponível nas principais plataformas de desktop.

Mais informações sobre o OW2con 2019 estão disponíveis no site do evento.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Tor Browser para Android lançado oficialmente

Tor Browser para Android lançado oficialmente

Lançado OpenSUSE Leap 15.1

Lançadas novas versões do OpenSUSE Leap, Tails, Kali Linux e OmniOS