in

Dolphin e outros utilitários do KDE vão exibir os tempos de criação de arquivos no Linux

Veja as melhorias aplicadas recentemente.

dolphin-e-outros-utilitarios-do-kde-vao-exibir-os-tempos-de-criacao-de-arquivos-no-linux

Com o KDE Frameworks 5.58, o gerenciador de arquivos Dolphin e outros aplicativos do KDE finalmente começarão a exibir datas/horários de criação de arquivos como um recurso muito procurado em sistemas Linux. Esse suporte no KDE para exibir os tempos de criação de arquivos é resultado do encadeamento de básico que entrou no kernel em 2017, com a chamada do sistema statx para informações estendidas de arquivos. O suporte a Statx foi conectado ao EXT4 e ao Btrfs e outros sistemas de arquivos populares. Assim, passam a fornecer informações como o tempo de criação do arquivo, e não apenas o horário da última modificação. Portanto, o Dolphin e outros utilitários do KDE vão exibir os tempos de criação de arquivos no Linux.

Outras mudanças

Os bits do kernel já estão em vigor há cerca de dois anos. Da mesma forma, o Glibc 2.28 lançou uma função statx no ano passado. Então esta função se liga a essa funcionalidade do kernel.

Por sua vez, o KDE Frameworks está finalmente alavancando o suporte a statx via glibc 2.28+ para obter esta informação de arquivo extra, neste momento a data/hora de criação do arquivo, resolvendo agora este bug/requisição do KDE para tal funcionalidade.

Este suporte a data/hora de criação de arquivos estava entre muitas outras correções e melhorias esta semana no espaço do KDE como recapitulado pelo desenvolvedor Nate Graham. Outra correção notável foi a resolução de um problema de driver NVIDIA quando executado no Qt 5.13. Havia problemas de distorção de gráficos, a ser corrigido pelo Plasma 5.16.

Novas características

Correções de bugs e melhorias de desempenho

Melhorias na interface do usuário

Por fim, o desenvolvedor do KDE, Matthieu Gallien, está trabalhando o leitor de música de última geração do KDE, Elisa, que está se desenvolvendo muito bem.

Screenshot_20190411_231616

Experimente usando as compilações Flatpak do KDE ou compile a partir do código-fonte.

Escrito por Claylson

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Stacer no Ubuntu

Saiba como instalar o Stacer e otimize o Ubuntu ou Linux Mint um alternativa ao CCleaner

instalar PokerTH no ubuntu

Como instalar o PokerTH no Ubuntu, Linux Mint e derivados!