Notícias

27/10/2021 às 17:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Driver gráfico NVIDIA 495.44 adiciona suporte a GBM e indicador para suporte a BAR redimensionável

Driver gráfico NVIDIA 495.44 adiciona suporte a GBM e indicador para suporte a BAR redimensionável

A NVIDIA lançou o driver gráfico proprietário NVIDIA 495.44 para sistemas GNU/Linux, FreeBSD e Solaris com vários novos recursos e melhorias. O driver NVIDIA 495.44 é uma nova versão de branch de recursos e apresenta suporte para a API GBM, que implementa um driver de back-end GBM que pode ser usado com o carregador GBM do Mesa 21.2 ou posterior. Esta é uma boa notícia, especialmente para usuários do KDE Plasma, já que a última atualização 5.23.2 também adiciona suporte inicial para GBM.


Além do suporte GBM, o driver gráfico NVIDIA 495.44 adiciona um indicador para suporte a BAR redimensionável em sistemas compatíveis, adiciona suporte para várias novas extensões Vulkan, incluindo a extensão VK_KHR_present_id, extensão VK_KHR_present_wait e VK_KHR_shader_subgroup_uniform_control_video_purge_flow extensão e também adiciona suporte para extensão oGL.

Outra mudança interessante é o fato de que, a partir deste lançamento, a NVIDIA alterou a versão mínima necessária do kernel do Linux de Linux 2.6.32 para Linux 3.10. Se o seu sistema GNU/Linux não executa o kernel Linux 3.10 ou posterior, o driver gráfico NVIDIA proprietário não pode ser instalado.

Driver gráfico NVIDIA 495.44 adiciona suporte a GBM e indicador para suporte a BAR redimensionável

Driver gráfico NVIDIA 495.44 adiciona suporte a GBM e indicador para suporte a BAR redimensionável

Entre outras melhorias, a NVIDIA 495.44 atualiza o módulo do kernel nvidia.ko para carregar mesmo se não houver GPUs NVIDIA compatíveis presentes quando um dispositivo NVIDIA NVSwitch é detectado no sistema e apresenta uma nova opção de linha de comando --no-peermem para o instalador da Nvidia. Isso permite aos usuários para evitar a instalação do módulo de kernel nvidia-peermem.

Claro, vários bugs foram corrigidos. Isso inclui um bug que pode causar o travamento do X11 ao iniciar uma nova geração de servidor nas configurações NVIDIA PRIME, dois bugs no driver Vulkan, um que pode corromper os qualificadores de interpolação para o sombreador e o outro causando componentes individuais de entradas baricêntricas ilegível, um bug que causa travamentos de kernel em configurações SLI Mosaic, bem como uma regressão que causa cintilação em monitores compatíveis G-SYNC DisplayPort e HDMI 2.1 com taxa de atualização variável (VRR).

Por último, mas não menos importante, esta versão remove o suporte para a funcionalidade NvIFROpenGL e a biblioteca libnvidia-cbl.so do pacote de driver. Para obter mais detalhes, verifique as notas de versão completas.

Você pode baixar o driver gráfico NVIDIA 495.44 para sistemas GNU/Linux de 64 bits e AArch64, bem como para sistemas FreeBSD de 64 bits e sistemas Solaris de 32 e 64 bits agora mesmo do site oficial. No entanto, como este NÃO é um branch pronto para produção, prefira o driver NVIDIA 470.82.00 para garantir maior estabilidade.

Via 9to5Linux

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.