Driver gráfico NVIDIA 530.41.03 traz melhor suporte ao Xfce e instalador mais rápido

Os destaques do NVIDIA 530.41.03 incluem compatibilidade para kernels Linux

Jardeson Márcio
3 minutos de leitura

A NVIDIA acaba de lançar o driver gráfico NVIDIA 530.41.03 para os sistemas GNU/Linux, FreeBSD e Solaris. O novo driver traz novos recursos, bem como várias melhorias para melhorar sua experiência em jogos e gráficos 3D.

NVIDIA 530.41.03

Os destaques do NVIDIA 530.41.03 incluem compatibilidade para Linux kernels que vêm com suporte Indirect Branch Tracking (IBT), um recurso projetado para impedir que um invasor cause um desvio indireto nos processadores Intel para um local indesejado. Ele também apresenta um perfil de aplicativo para evitar problemas de desempenho para usuários da série de ambiente de desktop Xfce 4 quando o back-end do compositor OpenGL é ativado junto com o G-SYNC, bem como suspender e retomar o suporte ao usar o firmware GSP.

Outra mudança interessante no driver gráfico NVIDIA 530.41.03 é a adoção do algoritmo de compactação Zstd (Zstandard) para o pacote do instalador em vez de XZ. Isso tornaria o pacote do instalador menor em tamanho e a descompactação mais rápida, o que leva a um processo de instalação mais rápido.

driver-grafico-nvidia-530-41-03-traz-melhor-suporte-ao-xfce-e-instalador-mais-rapido

Isso resulta em um pacote compactado menor e desempenho de descompactação mais rápido. Um descompactador zstd alternativo está embutido no pacote do instalador para sistemas que ainda não possuem um programa de descompactação zstd instalado.

NVIDIA

Além disso, o instalador NVIDIA foi aprimorado para não mais descarregar módulos de kernel não NVIDIA que já foram carregados e para não usar mais a $XDG_DATA_DIRSvariável de ambiente para melhorar o suporte para aplicativos Flatpak.

Mais melhorias

O NVIDIA 530.41.03 também melhora o suporte para aplicativos Wayland em execução usando o recurso de descarregamento de renderização PRIME em um sistema com uma GPU AMD integrada.

Além disso, esta versão altera o comportamento da glXGetRefreshRateSGI() função para taxas de atualização não inteiras para arredondar para o número inteiro mais próximo e move o ícone NVIDIA Settings para o tema de ícones Hicolor para permitir a personalização por outros temas de ícones.

Esta versão também adiciona dois atributos NV-CONTROL, ou seja, NV_CTRL_FRAMELOCK_MULTIPLY_DIVIDE_MODEe NV_CTRL_FRAMELOCK_MULTIPLY_DIVIDE_VALUEpara permitir a sincronização de GPUs NVIDIA Quadro Sync II para diferentes taxas de sinal House Sync, mas requer firmware versão 2.18 ou posterior. O suporte Vulkan também foi aprimorado com a adição das extensões VK_KHR_video_queue, VK_KHR_video_decode_queue, VK_KHR_video_decode_h264 e VK_KHR_video_decode_h265.

Você pode baixar o driver gráfico NVIDIA 530.41.03 para sistemas GNU/Linux de 64 bits e AArch64 (ARM64), sistemas FreeBSD de 64 bits e sistemas Solaris x64/x86 no site oficial, onde você também encontrará informações sobre as placas gráficas suportadas e instruções de instalação.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.