in

Driver Intel para Linux aponta suporte a mais de uma GPU!

A empresa realmente esta interessada no mercado Linux e deve chegar com novidades!

Intel XE é o nome oficial da nova arquitetura de GPUs dedicadas da Intel. No entanto, o próximo lançamento da Intel deve ter um desempenho muito bom, e com suporte ao Linux. Analisando o código fonte do driver, foi identificado que será possível configurar GPU dupla ou para funcionar em conjunto com outras.

A identificação foi feita pelo site Phonorix que localizou o código no Linux Kernel 5.5. O site aponta que o código do driver adiciona suporte sistêmico a várias GPUs, e ao mesmo tempo, habilita um suporte para uma GPU Integrada e um acelerador gráfico para trabalharem em dupla.

Até o momento, as especulações são três. A primeira que a Intel vai permitir que em seus lançamentos do ano que vem o usuário Linux consiga ter mais de uma GPU. E com isso, consiga utilizar as duas otimizando o desempenho e a carga de trabalho.

E a segunda, é que algum modelo do Intel XE possa funcionar em conjunto de mesmo modelo, e a terceira é que a Intel esteja planejando lançar um nova placa gráfica com duas GPUs. Ainda falando sobre o código, há um argumento no código que aponta que algumas placas Intel XE funcione bem com as Radeon da AMD e GeForce da NVIDIA.

Por ora, não há muitas informações sobre o tema. O que podemos entender é que se as especulações forem realmente confirmadas, teremos uma disputa acirrada no mercado de placas gráficas. E assim, surgiria uma concorrente de peso para disputar com a NVIDIA e AMD na guerra de GPUs mais simples, e quem sabe, mais poderosas.