Driver Linux NVIDIA 515.65.01 lançado com correções

Vejam como obter a mais nova série do driver.

A NVIDIA lançou hoje seu driver Linux 515.65.01 como o mais novo da série R515 estável. Com a série de drivers NVIDIA R515 Linux sendo bastante madura neste estágio, depois de adicionar sua nova opção de driver de kernel de código aberto, melhorias Wayland e outros aprimoramentos, o driver 515.65.01 de hoje é relativamente bastante chato.

O mais significativo com a versão do driver Linux NVIDIA 515.65.01 é melhorar o desempenho das GPUs com um alto número de erros de memória ECC. As outras correções neste novo driver incluem o endereçamento de um bug que fazia com que o X.Org Server manuseasse quando o VT alternava com o modo estéreo ativado e um problema com aplicativos OpenGL que paravam de responder no modo SLI Mosaic.

Driver Linux NVIDIA 515.65.01 lançado com correções

Driver Linux NVIDIA 515.65.01 lançado com correções

O driver Linux atualizado da série NVIDIA 515 está disponível para download em NVIDIA.com.

Também está disponível hoje o NVIDIA 470.141.03 como um driver legacy mais atual para usuários Linux da era NVIDIA Kepler. Esta atualização de driver herdado tem correções semelhantes.

Driver Linux habilita suporte a Bluetooth para Apple M1/M2, alguns Macs x86

Sven Peter, que trabalhou muito em vários aspectos da ativação do Apple Silicon para Linux, postou recentemente os patches que permitem o suporte ao driver Apple Bluetooth para hardware Apple Silicon M1/M2 e também para alguns Macs x86 da Apple.

Este driver Bluetooth “hci_bcm4377” postado para revisão é para habilitar os controladores Broadcom BCM4377/4378/4387 encontrados nos sistemas Apple M1/M2 e selecionar Macs x86 da Apple também.

Existem algumas peculiaridades desses controladores Broadcom usados ??pela Apple:

Ao contrário dos chips Broadcom comuns conectados por UART ou SDIO, eles não suportam mais o carregamento normal de firmware de patchram/minidriver. Em vez disso, o firmware é mapeado diretamente para o dispositivo PCIe e inicializado. Em geral, todo o espaço de configuração do PCIe é semelhante ao brcmfmac (ou ao driver bcmdhd do Android downstream). 

Não há muitas semelhanças com os dispositivos UART Broadcom.A nomenclatura do firmware em si é um pouco chata, mas semelhante à função WiFi/brcmfmac: Precisamos do id do chip (por exemplo, 4377), do chip stepping (por exemplo, b3), do nome do módulo (por exemplo, apple,atlantisb) e do fornecedor da antena (por exemplo, m para Murata) para selecionar o arquivo de firmware correto.

Isso foi testado por algumas pessoas em várias máquinas M1/M2 e algumas pessoas com máquinas x86 T2. Até agora sabemos apenas que a coexistência WiFi/Bluetooth ainda não está funcionando, mas isso precisa ser configurado dentro do brcmfmac até onde sabemos.

Infelizmente, não há um meio fácil de distribuir o firmware necessário para este driver no Linux. Sven observou que atualmente o instalador do Asahi Linux o extrai da imagem do macOS sem poder redistribuir o binário diretamente:

Infelizmente não podemos distribuir o firmware em si, mas podemos extraí-lo dos pacotes oficiais de atualização do macOS que a Apple distribui. Nosso instalador para M1/M2 extrai o firmware mais recente e o prepara para Linux (e BSD) automaticamente 

Este driver Bluetooth para Apple Macs modernos está agora sob revisão na lista de discussão do kernel. Este novo driver Bluetooth vem com 2,6 mil linhas de código.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile