Driver Vulkan Raspberry Pi “V3DV” agora funciona no Android

O driver Open-source Broadcom “V3DV” Vulkan dentro do Mesa que é mais notavelmente usado pelo Raspberry Pi agora pode ser executado no Android. Para aqueles que usam o Android do Google no Raspberry Pi 4 e mais recente como uma alternativa às distribuições convencionais do Linux, o V3DV agora pode funcionar também para fornecer suporte à API Vulkan. Este suporte agora upstream no Mesa foi baseado no trabalho anterior dos desenvolvedores Android-RPi e Lineage-RPi. Parte desse código de suporte específico do Android também foi baseado nos drivers de código aberto Intel “ANV” e Qualcomm “TURNIP” Mesa Vulkan.

Driver Vulkan Raspberry Pi “V3DV” agora funciona no Android

Pouco mais de 600 linhas do novo código foram necessárias para o V3DV no Mesa 22.0 para permitir que este driver Vulkan rodasse no Android. Quem estiver interessado . já poderá testar no novo V3DV/Raspberry Pi no Android.

Enquanto isso, saiu novo driver Vulkan 1.2.203

Driver Vulkan Raspberry Pi “V3DV” agora funciona no Android.

O novo Vulkan 1.2.203 acaba de ser lançado com muitas atualizações de documentação e novas extensões. Assim, o diver Vulkan 1.2.203 chegou com muitas correções/atualizações na documentação de especificações para o final do ano, bem como a introdução de três novas extensões.

Por ser apenas mais uma atualização de duas semanas para a API Vulkan, Vulkan 1.2.203 vem com um grande número de correções e esclarecimentos. Assim, são 11 alterações decorrentes de problemas internos e outros cinco problemas públicos do GitHub. Também há três novas extensões introduzidas:

VK_GOOGLE_surfaceless_query:

A extensão surfaceless_query feita pelo Google permite que um identificador nulo seja passado como o parâmetro de superfície para vkGetPhysicalDeviceSurfaceFormatsKHR/vkGetPhysicalDeviceSurfacePresentModesKHR e funções relacionadas para também aceitar um identificador nulo como formato de superfície. Isso se destina a plataformas onde os resultados das consultas são superficiais e um único mecanismo de apresentação é o destino implícito.

VK_NV_linear_color_attachment:

Esta extensão NVIDIA mais recente permite o uso de VK_IMAGE_TILING_LINEAR como anexos de cores quando todos os anexos de cores na passagem de renderização têm o mesmo mosaico VK_IMAGE_TILING_LINEAR.

VK_QCOM_fragment_density_map_offset:

Esta extensão de led da Qualcomm permite que um aplicativo especifique deslocamentos para um anexo de mapa de densidade de fragmento sem a necessidade de regenerar o mapa de densidade de fragmento.

Via Phoronix

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile