DuckDuckGo diz que mecanismo de pesquisa Android do Google é defeituoso

Por Claylson Martins 3 minutos de leitura

Uma briga entre dois grandes buscadores da internet tem mais um capítulo. A DuckDuckGo diz que o mecanismo de pesquisa Android do Google é defeituoso. Não foi por acaso. A nova acusação surge depois que o Google lançou os resultados do quarto trimestre de 2020 para as opções de tela de escolha do Android para a Europa. Então, neste caso, a DuckDuckGo ficou de fora. Assim, acusou o gigante do mecanismo de busca de removê-lo injustamente do menu de opções de tela de escolha. O DuckDuckGo chegou a acionar a Comissão Europeia (CE) para tomar medidas contra o Google.

Em 2019, o menu de opções de tela de escolha, que permite aos usuários selecionar seu mecanismo de pesquisa padrão durante a configuração inicial, foi introduzido pelo Google para todos os telefones e tablets Android vendidos no Espaço Econômico Europeu (EEE). Esse novo recurso foi adicionado em resposta à decisão antitruste da CE no ano anterior.

O menu de opções da tela de escolha foi empacotado como uma forma de garantir que outros mecanismos de pesquisa além do Google tenham uma chance justa de competir por participação no mercado. No entanto, de acordo com DuckDuckGo, o processo de licitação para ocupar um lugar no menu de opções funciona em desacordo com o que a CE se propôs a fazer originalmente.

DuckDuckGo diz que mecanismo de pesquisa Android do Google é defeituoso

De acordo com DuckDuckGo, o processo de licitação que o Google emprega para vender anúncios em mecanismos de pesquisa é “fundamentalmente falho”. Sua principal reclamação contra o modelo de leilão são os concorrentes do Google perdendo uma grande parte de seu lucro no lance. Isso, em vez de promover a concorrência, drena financeiramente os mecanismos de pesquisa menores e, em última análise, favorece o Google.

O DuckDuckGo também explicou como isso pode afetar gravemente pelas empresas de mecanismo de pesquisa. As empresas, que conseguem licitações bem-sucedidas, geralmente tentam recuperar o alto investimento colocando mais anúncios em seus sites. Este método afasta gradualmente os consumidores e coloca ainda mais em risco a posição financeira das empresas.

Reação aos resultados do quarto trimestre de 2020

A empresa sediada na Pensilvânia conectou o resultado do leilão ao seu compromisso com a experiência do usuário. De acordo com DuckDuckGo, a empresa optou por não publicar um lance do qual não pudesse se recuperar sem mostrar mais anúncios. Em suma, a empresa apontou a experiência do consumidor como sua maior prioridade. Agora é esperar a posição dos europeus sobre o assunto.

 

Share This Article
Sair da versão mobile