DuckDuckGo finalmente bloqueia rastreadores da Microsoft

No entanto, a confiança parece ter sido abalada.

Claylson Martins
3 minutos de leitura

O serviço de buscas DuckDuckGo finalmente impediu os scripts de rastreamento de terceiros da Microsoft que colocaram o mecanismo de busca alternativo em apuros no início deste ano. Portanto, o DuckDuckGo finalmente bloqueia rastreadores da Microsoft.

Em maio, o DDG admitiu que seu navegador móvel supostamente pró-privacidade não estava bloqueando certos rastreadores da Microsoft. Enquanto isso, bloqueava ativamente outros tipos de rastreadores de terceiros da Microsoft e de outras organizações. Isso confirmou as descobertas do pesquisador de uso de dados Zach Edwards.

DuckDuckGo finalmente bloqueia rastreadores da Microsoft

Essa exceção especial para a gigante do Windows foi por causa de “compromissos contratuais com a Microsoft”. Foi o que disse o CEO da DuckDuckGo, Gabriel Weinberg, na época.

Isso causou uma tempestade entre os internautas e provocou algumas críticas duras da competição. Agora, na sexta-feira desta semana, DDG disse que os bloqueios completos contra Redmond estariam funcionando.

“Anteriormente, estávamos limitados em como poderíamos aplicar nossa proteção de carregamento de rastreador de terceiros em scripts de rastreamento da Microsoft devido a um requisito de política relacionado ao uso do Bing como fonte para nossos resultados de pesquisa privados”, ele afirmou.

“Estamos felizes que isso não seja mais o caso. Não tivemos e não temos nenhuma limitação semelhante com qualquer outra empresa.”

Como era essa permissão

DuckDuckGo finalmente bloqueia rastreadores da Microsoft
DuckDuckGo finalmente bloqueia rastreadores da Microsoft.

Dito isso, os scripts da Microsoft do bat.bing.com, para medir a eficácia dos anúncios na web, não terão bloqueio pelo navegador móvel do DDG se a busca ocorrer pelo site de um anunciante após um clique no anúncio do DuckDuckGo. Ou seja, se você tocar em um anúncio em uma página de resultados de pesquisa do DDG, for levado ao site do anunciante e o anunciante puxar um script do bat.bing.com para detectar e registrar se algo que você pediu posteriormente resultou desse anúncio, o navegador não bloqueará esse script.

“Para quem quiser evitar isso, é possível desabilitar os anúncios nas configurações de pesquisa do DuckDuckGo”, disse o biz, acrescentando que está trabalhando para remover o suporte para bat.bing.com com rastreamento alternativo de conversão de anúncios sem perfil.

Embora isso possa acalmar alguns usuários, muita gente acabou ficando com um pé atrás. Afinal, este é um serviço que se vende como dando privacidade total aos usuários.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.