in

DXVK 1.0 liberado para executar Direct3D 10/11 no Vulkan

DXVK 1.0 liberado para executar Direct3D 10/11 no Vulkan

O desenvolvedor Philip Rebohle anunciou o lançamento do DXVK 1.0, seu projeto de mapeamento do Direct3D 10/11 para a API Vulkan. Este se tornou um componente essencial do Steam Play da Valve para rodar jogos do Windows no Linux. Portanto, DXVK 1.0 liberado para executar Direct3D 10/11 no Vulkan.

O DXVK 1.0 foi batizado como o mais recente lançamento estável por oferecer os gráficos de maior desempenho com a execução dos jogos Direct3D 10/11 Windows no Linux.

Características

Vulkan 1.1.98 é lançado com várias correções

  • A versão DXVK 1.0 permite mostrar o nível API D3D através do DXVK HUD;
  • Pequenas melhorias de desempenho no RADV produzindo melhor código de sombreador;
  • Pequenas melhorias na sobrecarga da CPU;
  • Melhor consistência na taxa de quadros com a NVIDIA para alguns jogos.

DXVK 1.0 também tem um trabalho específico para o jogo, incluindo barreiras para Resident Evil 2. Isso deve melhorar o desempenho em até 10%.

Além disso, uma regressão de desempenho importante foi endereçada para o driver proprietário da AMD, renderizando correções para Far Cry Primal/Far Cry 3/4, uma solução para Final Fantasy XIV, e outras correções para Overwatch/Monster Hunter World/Heroes of the Storm.

Completando este emocionante lançamento do DXVK 1.0, há um novo script de configuração para rapidamente e facilmente implementar o DXVK nas instalações do Wine.

Conclusão

Como você pode ver, é uma versão bastante empolgante e uma com muitas coisas para jogar. Além disso, este lançamento marcou 2.000 commits para o repositório DXVK no GitHub! Esperemos que o próximo lançamento do Steam Play o inclua, assim que a Valve o divulgar.

Mais detalhes sobre o DXVK 1.0 através do GitHub da DXVK.

FAudio reimplementa XAudio2

Proton 3.16-7 chega com atualizações para DXVK e novo FAudio

Porém, as novidades para os jogadores do Linux não se limitam ao lançamento do DXVK 1.0. Do mesmo modo, outra grande notícia anunciada pelo desenvolvedor de FNA, Ethan Lee, é a implementação do FAudio no Wine para melhorar o suporte ao XAudio2.

Ethan Lee tem trabalhado para a CodeWeavers nos últimos meses para ajudar em suas ambições com a Valve para melhorar o suporte ao Wine (e finalmente ao Steam Play) para jogos do Windows rodando no Linux.

O foco principal do trabalho de Ethan foi integrar o FAudio como uma nova reimplementação do XAudio2. O FAudio nasceu do projeto FNA-XNA de Ethan reimplementando as bibliotecas do Microsoft XNA Game Studio.

O FAudio fez um grande trabalho para obter as bibliotecas de tempo de execução do DirectX Audio, incluindo o XAudio2 e outros componentes que trabalham no Linux e em outras plataformas.

O Wine apoiou o XAudio2 como uma camada em cima do OpenAL. Já o FAudio é muito mais rico em recursos e melhor. O XAudio2 é o sucessor do DirectSound e faz parte do SDK do DirectX na última década. Essa API de áudio é amplamente usada pelo Windows, bem como pelos jogos do Xbox 360.

Ethan Lee compartilhou que o código do FAudio reimplementando o XAudio2 neste link. Isso deve ajudar o suporte a jogos Windows mais recentes no Wine/SteamPlay, tendo agora esse suporte principal.

Fonte

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

OBS Studio 23.0 lançado com melhorias para Linux

OBS Studio 23.0 lançado com melhorias para Linux

HP e 33 outras organizações se unem à Fundação Linux

HP e 33 outras organizações se unem à Fundação Linux