Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

26/07/2021 às 19:20

6 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

DXVK 1.9.1 vai traduzir Direct3D 9/10/11 para Vulkan

DXVK 1.9.2 chega com melhorias na sobrecarga da CPU para D3D9

O DXVK 1.9.1 é a versão mais recente deste componente chave para o Steam Play e Proton para rodar jogos do Windows no Linux. O DXVK é o responsável por traduzir chamadas Direct3D 9/10/11 para Vulkan.

Esta versão do DXVK 1.9.1 tem correções de desempenho e estabilidade após sua recente reescrita de bloqueio D3D9, uma reescrita para manipulação de texturas de teste para D3D11, descartando soluções para versões antigas do Mesa.

DXVK 1.9.1 contém correções conhecidas para Roblox, Earth Defense Force 5, Far Cry 1, Far Cry 5, FTA IV, Risen 3, World of Final Fantasy e muito mais.

O novo DXVK 1.9.1 pode ser baixado do GitHub.

DXVK 1.9.1 vai traduzir Direct3D 9/10/11 para Vulkan

DXVK 1.9.1 vai traduzir Direct3D 9/10/11 para Vulkan
Imagem: AMD.

O projeto DXVK continua a amadurecer sua camada de tradução para Direct 3D 9/10/11 para Vulkan, algo que pode ser usado junto com Wine e Proton (junto com alguns ports que o usam). Se você não sabe o que é Proton, verifique nossa página dedicada .

O DXVK 1.9.1 segue o grande lançamento 1.9 em 15 de junho que nos deu alguns novos recursos. Como um lançamento pontual, ele se concentra principalmente em limpar algumas partes aqui e ali.

Aqui estão as novidades do DXVK 1.9.1:

  • Correção de uma série de problemas de desempenho e estabilidade introduzidos com a reescrita de bloqueio D3D9 em 1.9;
  • Reescreveu a maneira como as texturas de teste são tratadas no D3D11. Isso pode reduzir o uso de memória e o número de cópias de imagem necessárias para mover dados entre a CPU e a GPU e corrige problemas graves de desempenho no Roblox em GPUs Nvidia.
  • Removidas algumas soluções alternativas para versões muito antigas do Mesa (19.0 e anteriores).
  • Primitivos de bloqueio reimplementados com base nos bloqueios SRW do Windows. Isso pode ser mais eficiente em comparação com a implementação winpthreads em compilações mingw.
  • Earth Defense Force 5 : contorne os problemas de desempenho causados pelo jogo frequentemente ativando e desativando a sincronização vertical entre os quadros;
  • Far Cry 1 : Falsifique a GPU da Nvidia para permitir a renderização de água de alta qualidade.
  • Far Cry 5 e outros jogos Dunia Engine: Corrigidos vários problemas devido à memória não inicializada;
  • GTA IV : Corrigido perfil de aplicativo quebrado que quebraria o jogo em GPUs Nvidia;
  • Ressuscitado 3 : Corrigida falha nas GPUs Nvidia;
  • World of Final Fantasy : desabilite o MSAA à força para contornar os bugs do jogo. Observe que isso não deve afetar a qualidade visual, pois o jogo só usa MSAA para passagens de tela inteira onde não tem efeito.

Se você estiver usando o Steam Play Proton, que inclui DXVK, você pode atualizá-lo sozinho, sem esperar por um novo lançamento do Proton. Para fazer isso, você pode simplesmente substituir os arquivos DXVK existentes com o download da versão do DXVK 1.9.1. 

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.