DXVK 1.9.4 lançado com melhorias para vários jogos

Com muitas otimizações de desempenho, acaba de ser lançado o DXVK 1.9.4, que também traz melhorias para vários jogos como God of War. Assim, o DXVK 1.9.4 chega como a quarta atualização destasérie e demorou menos de duas semanas em relação à versão anterior. O DXVK é um Direct3D 10/09/11 sobre a implementação da API Vulkan. Sua principal utilização para Linux diz respeito ao Steam Play (Proton) da Valve. Porém, está também presente em outros softwares.

O anúncio da nova versão do DXVK foi feita pelo desenvolvedor Philip Rebohle. Além disso, o DXVK 1.9.4 permite otimizações de desempenho e suporte DLSS para o videogame God of War, que precisa do Proton Experimental, a ferramenta de compatibilidade da Valve para o Steam Play baseado no Wine.

O DXVK 1.9.4 traz melhorias para o recente lançamento do jogo God of War, correções para uso de BAR redimensionável com GPUs NVIDIA e outras melhorias.

Para melhorar a precisão e o desempenho vinculado à GPU, o DXVK 1.9.4 também permite a emulação de flutuação D3D9 estrita por padrão em versões futuras do driver gráfico Radeon Vulkan (RADV). Além disso, esta versão melhora o comportamento de alocação de memória para reduzir ainda mais o uso de memória em jogos que criam vários processos ou dispositivos D3D.

DXVK 1.9.4 lançado com melhorias para vários jogos

DXVK 1.9.4 lançado com melhorias para vários jogos

Além disso, esta versão corrige um problema na VRAM. Isso ocorre quando a opção dxvk.shrinkNvidiaHvvHeap está habilitada e também remove as opções obsoletas para desabilitar o suporte a OpenVR.

Aqueles interessados ??em jogos do Windows na distribuição GNU/Linux via Wine, podem baixar ou atualizar para o DXVK 1.9.4 o mais rápido possível. O tarball está disponível para download agora mesmo na página do projeto no GitHub. No entanto, você mesmo terá de fazer a compilação.

Resumo das alterações

  • Correção do problema que faria com que a VRAM não fosse utilizada em GPUs Nvidia habilitadas para RBAR se o dxvk.shrinkNvidiaHvvHeapoption estiver habilitado;
  • Emulação flutuante estrita D3D9 ativada por padrão em versões futuras do RADV. Isso pode melhorar a precisão e o desempenho vinculado à GPU;
  • Melhor comportamento de alocação de memória. Isso pode reduzir o uso de memória, especialmente em jogos que criam vários processos ou dispositivos D3D;
  • Removidas opções obsoletas para desabilitar o suporte a OpenVR;
  • God of War: otimizações de desempenho habilitadas e suporte a DLSS. 

Tudo isso já faz parte do Proton Experimental. Então, para downloads e mais detalhes acesse GitHub.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile