É necessário reiniciar o Linux sempre que atualizar?

Por Emanuel Negromonte 2 minutos de leitura

Atualizar os sistemas Linux é tarefa muito simples. Hoje em dia, tudo é extremamente automatizado. No entanto, muitos usuários ainda carregam resquícios do Windows. No sistema da Microsoft, as atualizações são geralmente aplicadas quando o sistema é reiniciado, mas será que quando atualizar o Linux é preciso reiniciar o computador? Temos a resposta.

A resposta é não! Mas, também pode ser nem sempre. Hoje em dia com o uso em larga escala do Linux em servidores, muita coisa anda sendo desenvolvida para que quase nunca, ou quem sabe nunca, o computador com Linux precise ser reinicializado.

Já vimos casos, por exemplo, de computadores pessoais com anos sem reinicializar, e funcionando sem nenhum problema. Isso não é uma regra, até porque hoje em dia quando computador com Linux precisa ser reinicializado após a atualização, o sistema vai emitir um aviso.

Desta forma, entenda que não é necessário a cada atualização reiniciar o computador com Linux, isso é realmente coisa do Windows. O reinício em sistemas Linux é geralmente solicitado somente quando a atualização atinge algum serviço que está ativo. E assim, para evitar problemas, o sistema pode emitir o pedido de reinicialização através da ferramenta que você usou para atualizar ou pelo terminal.

Neste caso, a reinicialização do sistema Linux deve ser realizada. Mas também, você tem a opção de fazer isso depois. No entanto, dependendo da atualização é bom ser feito quanto antes, afinal de contas pode ser uma correção de erro ou até mesmo de segurança.

Claro, a gente sabe que há vários tipos de atualizações. Algumas podem ser para melhorar o desempenho, outras para corrigir falhas, adicionar recursos, e muitos outros tipos. Fique sempre atento as mensagens que o sistema emite, e reinicie o sistema somente quando necessário. A menos que você realmente goste de fazer isso, e aí não há nada que desabone.

Share This Article
Sair da versão mobile