in

Edge Chromium terá vozes mais realistas ao ler sites

Navegador consegue usar as vozes mais “humanas” em sua função de leitura na web

Edge Chromium terá vozes mais realistas ao ler sites

Desde que a Microsoft começou a trabalhar no projeto Chromium do Google para desenvolver sua nova versão do Edge, deixou claro que quer lançar um software que concorra para valer com o Chrome. Ainda não há uma versão final do programa. Porém as versões experimentais nos mostram muitas surpresas agradáveis. Agora, há mais uma dessas surpresas: o Edge Chromium terá vozes mais realistas ao ler sites.

Este é o caso da nova implementação que acaba de ser executada e que se refere à funcionalidade “text to speech” do Microsoft Edge Chromium.

Como o Edge Chromium terá vozes mais realistas ao ler sites?

Especificamente, uma série de vozes que soam surpreendentemente humanas acabaram de ser incorporadas. Tudo graças ao uso de uma rede neural.

Isso é algo que já foi visto nas versões mais recentes do Edge Chromium Insider. Então, tudo indica que o recurso chegará ao resto muito em breve. Isso é algo que já está começando a ser enviado para as versões Dev e Canary. Assim, poderemos navegar para um site, selecionar um texto e clicar com o botão direito do mouse para clicar na opção “Read alloud selection”.

Então, nesta seção, serão oferecidas várias vozes para que escolhamos a que mais nos interessa. Enquanto alguns destes soam um pouco robóticos e desajeitados, os novos que estão atualmente sendo integrados e que estão marcados como “online” soam surpreendentemente reais e humanos. Na verdade, e de acordo com os comentários feitos pela própria Microsoft , estes são impulsionados por redes neurais , o que os torna as vozes mais naturais disponíveis hoje.

Microsoft cria as vozes mais realistas agora para ler sites no Edge Chromium

Edge Chromium terá vozes mais realistas ao ler sites

Tudo isso é amplamente conseguido graças ao fato de que essas adições usam a “SpeechSynthesis” da API JavaScript que permite aos desenvolvedores criar uma leitura na web muito mais realista, tudo on-line. Obviamente, para usá-los, precisaremos de uma conexão com a Internet, mas, como já estamos navegando na Internet , isso não deve ser um problema para ninguém.

É claro que, no momento em que essas vozes “humanas” ainda estão nos testes, podemos encontrar alguns fracassos. Ao mesmo tempo, a funcionalidade torna a navegação diária na web muito mais fácil e agradável. Ainda mais se tivermos algum tipo de problema de visão.

Também pode ser muito útil se estivermos aprendendo uma segunda língua. Ou simplesmente temos as mãos ocupadas e queremos acompanhar as últimas notícias enquanto estamos ocupados com outra coisa. Portanto, as novas vozes que estão chegando agora, devido ao seu realismo, tornarão esse recurso mais agradável e funcional.

Via ADSLZone

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Processadores AMD Bulldozer/Jaguar perdem suporte da RdRand no Linux

Processadores AMD Bulldozer/Jaguar perdem suporte da RdRand no Linux

Facebook transcreve mensagens de áudio pessoais

Facebook transcreve mensagens de áudio pessoais