Editor de imagem RAW de código aberto Darktable 4.4 é lançado!

Saiba o que há de novo no Darktable 4.4

Jardeson Márcio
4 minutos de leitura

O editor de imagens RAW de código aberto, gratuito e multiplataforma do Darktable acaba de ser atualizado para a aversão 4.4. Essa nova versão chega seis meses após o darktable 4.2 e parece ser uma grande atualização que traz vários novos recursos, melhorias de desempenho, novo suporte para câmera e muito mais.

Darktable 4.4

Darktable 4.4 apresenta suporte para muitas novas câmeras, incluindo Canon PowerShot SX10 IS, SX160 IS, SX20 IS, SX220 HS, SX230 HS, SX240 HS, SX30 IS, SX530 HS, SX710 HS, Fujifilm FinePix F550EXR, Fujifilm X-A7, Hasselblad X1D, Hasselblad X2D 100C, Leica M10 Monochrom (DNG), Leica M11 (DNG), Leica M11 Monochrom (DNG), Leica Q3 (DNG), Nikon Z 8 (comprimido de 14 bits), Panasonic DC-GH5M2 (4:3), Panasonic DMC-FZ100 (1:1, 3:2, 16:9), Panasonic DMC-GF8 (4:3, 1:1, 3:2, 16:9), Phase One IQ180, Phase One P45 e Sony ILME-FX30.

Além disso, ele também adiciona novas predefinições de balanço de branco para a Canon PowerShot SX160 IS, Fujifilm X-H1, Fujifilm X-H2S, Fujifilm X-T200, Nikon Z 6_2, OM System OM-1, Pentax K-1 Mark II, Ricoh GR IIIx, Câmeras Sony DSC-RX100M7, Sony ILCE-7C, Sony ILME-FX30, Canon EOS R7 e Canon EOS R10.

editor-de-imagem-raw-de-codigo-aberto-darktable-4-4-e-lancado

Novos perfis de ruído para as câmeras Canon PowerShot SX160 IS, Nikon Z 6_2, Ricoh GR IIIx, Sony ILCE-6100, Sony ILCE-7M4, Sony ILCE-7RM5 e Sony ZV-E10 também estão presentes neste lançamento.

Novos recursos

Novos recursos no darktable 4.4 incluem a capacidade de definir várias predefinições aplicadas automaticamente em um único módulo de processamento, parâmetros padrão renovados de vários módulos de processamento, parâmetros padrão baseados em metadados de imagem para muitos módulos e suporte para configuração de fluxo de trabalho de adaptação cromática e a transformação de exibição Sigmoid módulo na opção de configuração de fluxo de trabalho padrão.

Além disso, o módulo Scopes recebeu uma nova opção de sobreposição de harmonia de cores no modo vetorscópio RYB com suporte para nove diferentes harmonias de cores, e uma nova right-click-and-dragoperação global promete permitir que a rotação da imagem seja corrigida sem a necessidade de abrir primeiro o módulo Girar e Perspectiva.

Essa nova versão também revisa completamente a funcionalidade de máscara desenhada e apresenta várias melhorias de desempenho e aprimoramentos para vários módulos de processamento e rotinas principais. Além disso, adiciona suporte OpenCL ao módulo Sigmoid e suporte OpenMP à exportação XCF e carregador RGBE. Ele também renova o código pixelpipe e as estratégias de cache, melhora o desempenho da reconstrução de realce no algoritmo oposto de pintura, melhora o modo de reconstrução de realce laplaciano guiado para consumir menos recursos e melhora os controles deslizantes e widgets para serem mais responsivos.

A funcionalidade de correção de lente recebeu suporte para arquivos DNG, as regiões XMP agora são devidamente transformadas a partir de metadados, os módulos Diffuse ou Sharpen receberam novas predefinições de nitidez, o código do seletor de cores foi completamente reformulado, o código de cálculo do histograma foi modernizado e vários bugs foram corrigidos.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.