in

Editor de texto Kate do KDE traz melhorias no LSP

Objetivo é dar melhor suporte ao código.

Editor de texto Kate do KDE traz melhorias no LSP

Juntamente com o lançamento do editor de texto Kate 19.12 do KDE, no mês passado, havia um plug-in inicial para suporte ao LSP (Language Server Protocol). Assim, isso permitiria melhorar o suporte independente da linguagem para o destaque da sintaxe do código e outros recursos. No entanto, houve alguns problemas nessa implementação inicial, mas com o Kate 19.12.1 e além haverá um suporte melhor.

Editor de texto Kate do KDE traz melhorias no LSP. No entanto, o que é isso?

Editor de texto Kate do KDE traz melhorias no LSP

O Language Server Protocol é o que é cada vez mais usado por editores de texto e IDEs por fornecerem recursos específicos da linguagem de programação. Além disso, os editores que suportam LSP foram projetados para facilitar o suporte a novas linguagens com destaque de sintaxe, conclusão de código e outros recursos específicos de linguagens de programação.

Sendo assim, o Kate 19.12 propiciou o suporte ao LSP para C e C ++ via Clangd e também outros servidores que oferecem suporte para D, Fortran, Go, Látex, OCaml, Python e Rust. Para quem desconhece, estas são linguagens de programação.

Problemas corrigidos

Entretanto, houve alguns problemas de configuração, em particular com o suporte ao LSP no Kate 19.12 que agora está sendo corrigido para 19.12.1. Este ano, os desenvolvedores do Kate também planejam oferecer suporte a mais servidores LSP, o destaque semântico está sendo trabalhado no mestre e em outros recursos. O suporte ao LSP do Kate deve ser uma boa opção para aqueles que desejam recursos básicos, mas não desejam usar um IDE completo como o KDevelop ou o Qt Creator.

(…) ainda por padrão cobrimos apenas menos de 10 servidores LSP. Acho que devemos ter o objetivo de oferecer suporte ao máximo possível com a configuração padrão para facilitar o uso das coisas pelas pessoas. Se você tiver alguma configuração local para outras linguagens, contribua com eles de volta. Basta abrir uma solicitação de mesclagem aqui na nossa instância do KDE GitLab. Além de adicionar mais linguagens configurados padrão, as contribuições para qualquer outra parte do plugin também são bem-vindas, disse o desenvolvedor do Kate, Christoph Cullmann.

Mais detalhes sobre as melhorias no LSP estão sendo feitos no Kate-Editor.org.

Fonte: Phoronix

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Uma nova técnica usará plasma e lasers para fazer os chips da próxima geração

Uma nova técnica usará plasma e lasers para fazer os chips da próxima geração

Aplicativo para Linux permite pesquisar e baixar fotos grátis

Aplicativo para Linux permite pesquisar e baixar fotos grátis