Editor de vídeo de código aberto Shotcut 23.11 adiciona codificação de hardware NVIDIA AV1

Esta versão também adiciona facilidade para quadros-chave, bem como várias novas opções na interface e corrige muitos bugs.

Editor de vídeo de código aberto Shotcut 23.11 adiciona codificação de hardware NVIDIA AV1. O software de edição de vídeo gratuito, multiplataforma e de código aberto Shotcut 23.11 escrito em Qt foi lançado oficialmente hoje como uma atualização importante que traz alguns novos recursos e muitas melhorias.

Os destaques do Shotcut 23.11 incluem suporte para o codificador de hardware NVIDIA AV1 (av1_nvenc) em sistemas Linux e Windows, bem como a adição de easing para quadros-chave, incluindo Ease In, Ease Out e Ease In/Out com diferentes níveis de aceleração e truques como elástico e salto.

“Isso também altera a aparência dos quadros-chave na visualização da linha do tempo dos quadros-chave para tornar mais claro onde o comportamento se aplica – entre os quadros-chave”, explicaram os desenvolvedores. “Ao pensar em “in” ou “out”, para Shotcut “in” refere-se ao início de algo – um clipe, filtro ou parâmetro entre quadros-chave. E “fora” refere-se ao fim de algo.”

O Shotcut 23.11 também adiciona um novo filtro Track Auto Fade Video que você pode adicionar às trilhas de vídeo para mergulhar no preto (ou em outra cor) ou aumentar e diminuir gradualmente a opacidade das sobreposições de cada clipe.

Existem várias novas opções nesta versão, como “Opacidade” nos filtros Texto GPS, Texto: Simples e Temporizador, “Seleção de retângulo” na Linha do tempo para seleção retangular de clipes, “Exibir taxa de bits” em Propriedades para visualizar a taxa de bits de um clipe. , “Adicionar faixas automaticamente” na linha do tempo para adicionar faixas automaticamente a uma linha do tempo e “Intensidade de brilho” em Filtros> Definir para misturar uma saída filtrada com a entrada para reduzi-la.

Editor de vídeo de código aberto Shotcut 23.11 adiciona codificação de hardware NVIDIA AV1

Além disso, o Shotcut 23.11 traz de volta a opção “Dividir no Playhead” para o menu de contexto do clipe da linha do tempo, altera a opção “Salvar” na caixa de diálogo de pouca memória para realizar um backup e salvar o projeto para evitar que ele quebre, adiciona um botão em Filtros para salvar um conjunto de filtros e atualiza o botão “Copiar filtros verificados” para não mostrar mais uma caixa de diálogo.

Por último, mas não menos importante, esta versão atualiza as opções de Codec e Áudio em Exportar para desabilitar algumas opções quando um codec somente sem perdas ou somente intra é selecionado, atualiza o tipo de quadro-chave Suave para evitar overshoots e cúspides, melhora o desempenho do Zoom recurso na Linha do tempo e adiciona um botão Cortar: Retângulo > Aplicar à fonte, que só aparecerá quando a proporção da mídia de origem corresponder ao modo de vídeo do projeto.

Vários bugs foram corrigidos para melhorar a funcionalidade existente no Shotcut, como a predefinição de exportação H.264 de alto perfil do YouTube com alguns codificadores de hardware e opções de qualidade AMD (AMF) em predefinições de exportação salvas. Para mais detalhes, confira o changelog do lançamento.

Você pode baixar o Shotcut 23.11 agora mesmo no site oficial como um AppImage ou como um aplicativo Flatpak do Flathub, que pode ser executado ou instalado em praticamente qualquer distribuição GNU/Linux.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile