Editor de vídeo Kdenlive 22.08 traz melhorias na interface do usuário

Por outro lado, possui processamento paralelo experimental.

Claylson Martins
3 minutos de leitura

Após o lançamento do KDE Gear 22.08 na semana passada , o Kdenlive 22.08 foi lançado como a versão mais recente deste software de edição de vídeo não linear alinhado ao KDE / Qt de código aberto. Assim, o editor de vídeo Kdenlive 22.08 traz melhorias na interface do usuário.

O Kdenlive 22.08 traz várias melhorias na interface do usuário para este editor de vídeo de código aberto líder. A atualização 22.08 possui um sistema de marcação de clipes aprimorado, várias correções de interface do usuário, a interface de gravação de áudio foi revisada, a área de efeitos recebeu melhorias e muito mais.

Editor de vídeo Kdenlive 22.08 traz melhorias na interface do usuário

O Kdenlive 22.08 também adiciona suporte para importação de conteúdo AVIF, HEIF, HEIC e JPEG-XL. Além disso, as animações LOTTIE e RAWR agora são suportadas, além de permitir a importação de faixas de texto de vídeo da Web VTT e arquivos de legenda do YouTube SBV.

Editor de vídeo Kdenlive 22.08

Este editor de vídeo multiplataforma também adicionou suporte de processamento paralelo experimental para velocidades de renderização mais rápidas. Também na frente do desempenho, o Kdenlive 22.08 corrige a codificação de clipe de proxy NVENC e VA-API.

Downloads e mais detalhes para o Kdenlive 22.08 através do site do projeto Kdenlive.org.

KDE Gear 22.08

O Projeto KDE lançou na semana passada o KDE Gear 22.08 como a nova série estável de seu pacote de software de código aberto para o ambiente de desktop KDE Plasma e outros projetos. O novo KDE Gear 22.08 tem marcação e anotação no Gwenview e suporte a portais XDG.

Com a série KDE Gear 22.04 chegando ao fim da vida útil no mês passado, o KDE Gear 22.08 está aqui com muitas novidades para seus aplicativos KDE favoritos, começando com suporte para a interface XDG Portals nos aplicativos Dolphin, Gwenview e Spectacle para permitir arrastar e soltar com segurança de arquivos em aplicativos de área restrita, como Flatpaks.

Outro novo recurso interessante na versão KDE Gear 22.08 é a capacidade de marcar e anotar imagens no visualizador de imagens Gwenview. Os desenvolvedores observam o fato de que a implementação usa a mesma UI de anotação que está no utilitário de captura de tela do Spectacle.

Falando sobre o Spectacle, o utilitário de captura de tela agora permite que você saia do modo Anotação pressionando a tecla Esc em vez de sair do aplicativo inteiro. Além disso, a janela do Spectacle agora é redimensionada automaticamente ao anotar uma captura de tela para acomodar a imagem em tamanho real e o utilitário agora mostra atalhos de teclado globais usados para abri-la com vários modos de captura.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.