in

Edward Snowden pede a Trump que perdoe Julian Assange, o fundador do Wikileaks

As autoridades dos EUA acusam Assange de vazar materiais classificados.

Edward Snowden pede a Trump que perdoe Julian Assange, o fundador do Wikileaks

Edward Snowden pediu ao presidente dos EUA, Donald Trump, que perdoe o fundador do Wikileaks, Julian Assange, durante seus últimos dias no cargo. Snowden tuitou:

Sr. presidente, se você conceder apenas um ato de clemência durante seu tempo no cargo, por favor: liberte Julian Assange. Só você pode salvar a vida dele.

Assange, que ganhou fama internacional por fundar o portal WikiLeaks, atualmente está sob custódia em Londres, Reino Unido. Ele foi preso em abril de 2019 por quebrar as condições de soltura antes do julgamento em um caso de 2012 no Reino Unido.

Na época, Assange fugiu e pediu asilo político na embaixada do Equador em Londres, onde viveu até sua prisão em 2019, quando as autoridades equatorianas retiraram o status de asilo do fundador do WikiLeaks.

Edward Snowden pede a Trump que perdoe Assange

As autoridades dos EUA acusaram formalmente Assange de conspirar para vazar materiais classificados dos EUA. A acusação foi atualizada para incluir acusações de que Assange tentou recrutar grupos de hackers famosos como Anonymous e LulzSec para realizar hacks em seu nome e roubar arquivos confidenciais para publicar no WikiLeaks.

Edward Snowden pede a Trump que perdoe Julian Assange, o fundador do Wikileaks
Edward Snowden pediu ao presidente dos EUA, Donald Trump, que perdoe o fundador do Wikileaks, Julian Assange.

O fundador do WikiLeaks tem lutado contra o caso de extradição desde sua prisão; uma primeira decisão é esperada para 4 de janeiro de 2021.

Assange repetidamente ameaçou cometer suicídio se extraditado para os Estados Unidos, ameaças que seus advogados têm usado como peça central de seu caso de defesa, e o motivo pelo qual Snowden mencionou que um perdão de Trump salvaria a vida de Assange.

Na semana passada, Tulsi Gabbard, uma representante da Câmara no estado do Havaí, também pediu a Trump que perdoasse Assange e Snowden.

Em outubro, Gabbard também apresentou um projeto de lei para retirar o processo legal de 2013 contra Edward Snowden e permitir que o ex-analista de ameaças da NSA retorne aos Estados Unidos.

ZDNET

O que você achou disso:?

Escrito por Leonardo Santana

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.

Google está permitindo que usuários capturem imagens do Street View com seus smartphones

Google está permitindo que usuários capturem imagens do Street View com seus smartphones

Vacina da Pfizer/BioNTech' contra Covid-19 está à venda na dark web

Vacina da Pfizer/BioNTech’ contra Covid-19 está à venda na dark web