Efeitos da quarentena: o tráfego de torrents ultrapassa a Netflix em alguns países

O que aconteceu com os programas eMule e eDonkey que reinaram antes dos torrents?

O período de quarentena devido à pandemia de coronavírus é o momento perfeito para assistir a filmes e programas de TV. Essa é a razão pela qual o tráfego de torrents aumentou na medida em que ultrapassou a Netflix em vários países.

Efeitos da quarentena: o tráfego de torrents ultrapassa a Netflix em alguns países

Um relatório divulgado pela Sandvine, uma empresa de gerenciamento de banda larga, revelou algumas mudanças drásticas no tráfego da internet em todo o mundo.

O tráfego de streaming de vídeo, obviamente, rege o relatório com uma participação majoritária de 57,64% em 2020, seguido pelas redes de mídia social com 10,73%, e a Web comum aparece em terceiro lugar com 8,05% de compartilhamento de tráfego na internet.

Imagem: Sandvine.

O YouTube emergiu como um dos reis indiscutíveis no tráfego de streaming de vídeo, com seu compartilhamento de tráfego dobrando de 8,69% para 15,94% em 2020. O próximo é a Netflix, com 11,42% de tráfego. Surpreendentemente, a Netflix e o BitTorrent testemunharam uma queda.

Imagem: Sandvine.

No entanto, em algumas regiões, esse não é o caso. Por exemplo, os dados do tráfego da internet na Europa, Oriente Médio e África (EMAE) mostram que o compartilhamento de torrents cresceu mais em comparação com a Netflix.

Enquanto o BitTorrent adquiriu 8,38% do compartilhamento total de tráfego na EMAE, a Netflix conseguiu apenas 7,69%. O tráfego da internet aumentou para Netflix e torrents na EMAE, se o compararmos com 2019, mas aumentou mais para Torrents em comparação com a Netflix.

Uma das razões pelas quais a Netflix ficou para trás do torrent em 2020 pode ser a diminuição da qualidade do vídeo para garantir menos carga em seus servidores.

No entanto, o tráfego BitTorrent caiu em outras áreas, incluindo a América e a região Ásia-Pacífico. Dessa maneira, a dramática mudança no tráfego da internet em algumas regiões é um indicador de que o torrent não vai se tornar obsoleto.

Fonte: Fossbytes

Sair da versão mobile