in

Elementary OS 5.1 “Hera” lançado oficialmente com suporte a Flatpak

Também traz grandes atualizações para muitos painéis de Configurações do Sistema.

Elementary OS 5.1 "Hera" lançado oficialmente com suporte a Flatpak

A equipe da distro elementary anunciou hoje com orgulho a disponibilidade oficial do sistema operacional elementary OS 5.1 “Hera”. Esta é, portanto, uma grande atualização que adiciona muitas melhorias e novos recursos, além de componentes atualizados e novas obras de arte. Assim, o Elementary OS 5.1 “Hera” lançado oficialmente com suporte a Flatpak.

O elementary OS 5.1 “Hera”  é o ápice de um ano de trabalho árduo, durante o qual a equipe de desenvolvimento implementou o suporte Flatpak pronto para uso para facilitar e garantir a segurança dos usuários ao instalar aplicativos de terceiros que não estão disponíveis no AppCenter, porém, são essenciais para as tarefas diárias.

Elementary OS 5.1 “Hera” lançado oficialmente com suporte a Flatpak e outras novidades

Elementary OS 5.1 "Hera" lançado oficialmente com suporte a Flatpak

Para isso, o sistema operacional elementary 5.1 vem com o Sideload, um novo utilitário gráfico interno que permite instalar aplicativos Flatpak com um único clique. Além disso, adiciona suporte ao Flatpak no AppCenter, para que os usuários possam gerenciar aplicativos Flatpak juntamente com aplicativos regulares dos repositórios oficiais.

Em vez de encorajar os usuários a irem para um terminal, adicionar PPAs inerentemente inseguros ou instalar pacotes que acabam obtendo acesso root ao sistema, criamos um novo utilitário básico do sistema operacional chamado Sideload para facilitar extremamente o sideload de aplicativos Flatpak, disse Cassidy James Blaede, co-fundador e CXO do elementary.

Além disso, o AppCenter recebeu inúmeras atualizações secretas que terão melhor desempenho ao executar várias tarefas e 10 vezes mais rápido do que no “Juno” elementary OS 5.0.

O AppCenter também ganhou uma animação de carregamento para capturas de tela nas listagens de aplicativos, que agora oferecem suporte a diferentes fontes de aplicativos, suporte offline aprimorado e novos botões de navegação para frente ou para trás.

Principais atualizações das configurações do sistema, nova experiência de primeira execução e muito mais

Uma das primeiras coisas que os usuários perceberão no elementary OS 5.1 “Hera” é a nova experiência de primeira execução. A equipe de desenvolvimento redesenhou as telas de login e bloqueio para torná-las mais nítidas, trabalhar melhor em monitores HiDPI, notificar Caps ou Num Bloqueie a ativação, torne “Login como convidado” mais distinto e forneça um alternador de usuário mais intuitivo.

Além disso, há também um novo aplicativo Onboarding que facilita para os novatos a instalação de suas máquinas totalmente novas. Isso permitirá que você gerencie configurações de privacidade, ative o Night Light, defina o sistema para limpar automaticamente arquivos temporários ou excluídos ou instale todos os seus aplicativos favoritos. A integração também funciona para usuários Juno existentes que atualizarão para o Hera.

As mudanças

Elementary OS 5.1 "Hera" lançado oficialmente com suporte a Flatpak

Entre as mudanças dignas de nota introduzidas na versão 5.1 “Hera”, podemos mencionar grandes melhorias nos painéis Configurações do Sistema, incluindo:

  • configurações de som;
  • as configurações de mouse e touchpad;
  • configurações de aparência da área de trabalho;
  • configurações de exibição;
  • as configurações de Bluetooth;
  • configurações de data e hora;
  • idioma Configurações de região;
  • configurações de rede;
  • configurações de energia;
  • e configurações de segurança e privacidade.

Quase todos os aplicativos padrão do SO receberam várias melhorias também nesta grande atualização do elementary OS 5.1 “Hera” lançado, como:

  • um aplicativo de calendário redesenhado;
  • um aplicativo de câmera mais rápido e compatível e a integração do NextCloud no aplicativo de arquivos.

Por último, mas não menos importante, o sistema operacional OS 5.1 “Hera” oferece melhor suporte de hardware, ilustrações atualizadas e todas as atualizações de segurança mais recentes. Você pode baixar o OS 5.1 elementar agora mesmo no site oficial. Para mais detalhes da nova versão, acesse este link.

 

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Falha atinge todas as versões do Android

Falha atinge todas as versões do Android

Tails 4.2 chega com atualizações diretas e nova versão do Tor

Tails promete suporte seguro à inicialização