elementary OS 7.1 vem com novos recursos de privacidade e AppCenter aprimorado

A distribuição Linux elementary OS 7.1 acaba de sair e vem com novos recursos de privacidade e AppCenter aprimorado. Esta versão também inclui todas as atualizações mensais do sistema operacional lançadas desde o elementary OS 7.0.

Danielle Foré informa sobre o lançamento e disponibilidade geral do elementary OS 7.1 como a primeira grande atualização para a distribuição baseada no Ubuntu desde o elementary OS 7.0 “Horus”, que chegou em janeiro de 2023.

O elementary OS 7.1 está aqui para introduzir novos recursos de privacidade na forma de novas opções nas configurações do sistema que permitem restringir quais aplicativos são iniciados automaticamente ou executados em segundo plano sem sua permissão, um novo recurso integrado que garante que os aplicativos não possam acessar seus dados e a capacidade de impedir que aplicativos acessem sua localização.

“Agora também migramos os Serviços de Localização do antigo sistema de Agentes para Portais. Este é um método mais seguro para os aplicativos solicitarem acesso à sua localização, é o padrão mais recente do FreeDesktop.org para fazer isso e melhora a compatibilidade de nossos aplicativos entre plataformas”, explica Danielle Foré, fundadora e CEO do elementary OS.

Outro novo recurso de privacidade foi introduzido no aplicativo Housekeeping, garantindo que os arquivos de captura de tela também sejam excluídos automaticamente, além de arquivos de lixo, arquivos baixados e arquivos temporários do sistema operacional.

elementary OS 7.1 vem com novos recursos de privacidade e AppCenter aprimorado

O elementary OS 7.1 também está aqui para melhorar o AppCenter com melhor suporte para lojas de aplicativos alternativas, informando quando os aplicativos desejam acessar sua localização, enviar notificações ou iniciar e executar automaticamente em segundo plano sem sua permissão, acessar pastas do sistema ou sua pasta pessoal, leia e grave configurações do sistema ou obtenha permissões avançadas.

Também foi aprimorado o aplicativo Onboarding, que agora gerencia as informações sobre o funcionamento da conta Guest, melhor integração dos aplicativos Flatpak do Flathub, além de um novo recurso “Flatpak Repair” que promete resolver a maioria dos problemas que os usuários relataram ao instalar determinadas atualizações do Flatpak.

O elementary OS 7.1 também apresenta novos recursos de acessibilidade, como cinco novos filtros de exibição para ajudar os usuários com deficiência de percepção de cores, um aviso de áudio para informar aos usuários que eles podem usar o atalho de teclado para ligar o leitor de tela, bem como um filtro de escala de cinza para ajudar os usuários. Evite distrações e reduza o vício em tela, além de deixar o display muito mais quente no Night Light e escurecer o papel de parede da área de trabalho.

Entre outras mudanças dignas de nota, o elementary OS 7.1 melhora o suporte para navegação no instalador e caixas de diálogo de várias etapas usando gestos, novos atalhos de teclado, várias melhorias de login e tela de bloqueio para respeitar suas personalizações e uma porta GTK4 do aplicativo Feedback.

O instalador também foi atualizado para permitir a instalação de drivers proprietários necessários para que determinados dispositivos de hardware funcionem corretamente. Nos bastidores, o elementary OS 7.1 é baseado no Ubuntu 22.04.3 LTS e é alimentado pelo kernel Linux 6.2 HWE (Hardware Enablement).

Vários aplicativos pré-instalados como Mail, Web, Files, Code, Music e Videos receberam novas versões que trazem diversas melhorias e alguns novos recursos que você pode achar interessantes. Algumas melhorias gerais de design também estão presentes no elementary OS 7.1 para tornar a sua experiência com o elementary OS mais agradável.

Mais detalhes estão disponíveis no anúncio de lançamento. O elementary OS 7.1 está disponível para download agora mesmo no site oficial.

Fonte

TAGGED:
Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile