elementary OS está chegando ao Raspberry Pi 4

Imagem: Equipe do elementary OS.

Os desenvolvedores do elementary OS anunciaram suas compilações experimentais para a série Raspberry Pi 4 baseada em ARM. Como CPUs ARM estão mostrando sua competência como substitutos para CPUs baseadas em x86, mais e mais distribuições Linux estão tentando suportar ARM.

O mais recente lançamento elementary OS 5.1 com codinome Hera está recebendo a compilação experimental para o Raspberry Pi 4.

elementary OS no Raspberry Pi 4

As distribuições Linux já suportavam ARM há muito tempo. A primeira a oferecer suporte à arquitetura ARM foi o Debian no ano 2000. Atualmente, muitas distribuições oferecem suporte a ARM de 64 bits, incluindo Arch Linux, Ubuntu, Manjaro etc.

Os desenvolvedores do elementary OS anunciaram suas compilações experimentais para a série Raspberry Pi 4 baseada em ARM. Imagem: Raspberry Pi Blog.

Por muito tempo, principalmente as edições de servidor de distribuições Linux estavam disponíveis em dispositivos Raspberry Pi. Mas isso está mudando depois do Raspberry Pi 4.

O Raspberry Pi 4 vem com 8 GB de RAM e está se lançando como um desktop de baixo custo. Com a especificação de hardware aprimorada, rodar o Linux para desktop mainstream no Raspberry Pi agora é mais fácil do que nunca.

Esta é a razão pela qual o Ubuntu também lançou sua imagem oficial para Raspberry Pi 4 com o lançamento do Ubuntu 20.10.

A equipe do elementary OS publicou seu programa Early Access Builds para que patrocinadores dedicados do sistema operacional baixem as compilações do Raspberry Pi 4. Além disso, você pode baixar e obter instruções neste repositório GitHub.

Como é uma versão experimental, você não deve esperar que tudo funcione corretamente. Existem problemas conhecidos: os gráficos são parcialmente acelerados por hardware; os vídeos 4K ainda não são suportados; e as configurações de som não são salvas durante a inicialização.

Mas após o processo de inicialização, você vai gostar da suavidade do sistema operacional e vale a pena tentar no Raspberry Pi 4.

It’s FOSS

Share This Article
Follow:
Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.
Sair da versão mobile