in

elementaryOS 6 promete nova aparência e novo instalador

Outros recursos inéditos também estão previstos.

elementaryOS 6 promete nova aparência e novo instalador

Se você é fã da distribuição elementaryOS, prepare-se para as novidades que vêm por aí com a versão 6 do sistema. Os desenvolvedores do sistema operacional revelaram alguns dos recursos a serem incluídos no próximo grande lançamento de seu sistema operacional baseado no Ubuntu. Assim, o elementaryOS 6 promete nova aparência e novo instalador, além de outros recursos inéditos.

O elementaryOS 6 está sob intenso desenvolvimento atualmente, e o desenvolvedor Cassidy James Blaede compartilhou um pouco do trabalho que está acontecendo nos bastidores. Ele acaba de revelar em um blog uma parte das principais mudanças que ocorrerão no elementaryOS 6, com lançamento previsto para este ano.

elementaryOS 6 promete nova aparência e novo instalador

elementaryOS 6 promete nova aparência e novo instalador

Em primeiro lugar, o elementaryOS 6 promete uma nova aparência. Então, podem esperar mudanças significativas em relação ao papel de parede padrão da distro. Virão uma nova tipografia e a folha de estilo do sistema, que aparentemente afeta quase tudo no sistema, desde o painel e aplicativos padrão a todos os aplicativos selecionados no AppCenter.

Music indicator

Os desenvolvedores dizem que os usuários devem esperar:

  • um novo estilo escuro para o Dock, sobreposição de atalhos de teclado;
  • indicadores de painel;
  • caixas de diálogo do sistema e outros componentes;
  • contraste aprimorado;
  • design geral mais refinado;
  • bem como suporte para cores de destaque selecionadas pelo usuário para aplicativos.

Além disso, o elementaryOS 6 também promete atualizações importantes em torno de aplicativos de comunicação e organização. Assim, a distro deve implementar suporte para mais provedores de serviços de Internet e permitindo o suporte para eventos de calendário ou sincronização de e-mail em vários aplicativos. O aplicativo Mail padrão será reescrito e um novo aplicativo Tasks também será incluído.

Sobre o novo instalador

Haverá também um novo instalador, que aparentemente beneficia os OEMs, mas também os recém-chegados, graças a uma experiência de primeira execução mais amigável, bem como uma instalação mais rápida e simplificada.

Isso também é ótimo para OEMs, já que eles podem usar o próprio novo instalador para criar imagens de dispositivos ou – como algumas imagens experimentais do Pinebook Pro com as quais temos trabalhado – apenas atualizar uma imagem sem um usuário para executar a configuração inicial primeiro boot, explica Cassidy James Blaede.

O elementaryOS 6 também promete suporte multi-touch aprimorado. Claro, haverá muito mais novidades no próximo lançamento, que será baseado na série do sistema operacional Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa), e esses serão revelados a tempo durante todo o ciclo de desenvolvimento.

A maioria dos usuários provavelmente desejará esperar pelo lançamento final antes de atualizar, mas os primeiros usuários e verdadeiros fãs do sistema operacional que desejam ter uma amostra dos novos recursos e aprimoramentos podem fazê-lo baixando as versões de acesso antecipado do sistema operacional.