elementaryOS 7 usará o Ubuntu 22.04 LTS como base e terá aplicativos GTK4

Por enquanto, os usuários fãs do elementaryOS estão com a versão 6.1 desta distribuição Linux. Porém, já começaram os trabalhos em torno do novo elementaryOS 7 e ele usará como base o Ubuntu Linux 22.04 LTS. Por sua vez, este só vai estar pronto em abril próximo. O cofundador do Elementary e CXO Cassidy James Blaede fala em um post recente no blog sobre alguns dos recursos e aprimoramentos. Tudo isso pode ou não chegar à versão final do Sistema elementaryOS 7. Portanto, entre outras características, o elementaryOS 7 usará o Ubuntu 22.04 LTS como base e terá aplicativos GTK4.

Primeiramente, o desenvolvedor revelou o fato de que o elementary OS 7 está sendo construído em cima da próxima série de sistemas operacionais Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish). Porém, esse sistema não está pronto e só deve sair no mês de abril a versão estável da Canonical. Como se trata de uma versão LTS, com suporte prolongado, a distribuição elementary deve seguir o mesmo caminho. Assim, terá suporte por vários anos e recebendo atualizações pontuais menores. Assim, garantirá a implementação de novas tecnologias e os pacotes mais recentes de arquivos.

elementaryOS 7 usará o Ubuntu 22.04 LTS como base e terá aplicativos GTK4

Ao contrário da Canonical, que decidiu evitar aplicativos GTK4 o máximo possível no Ubuntu 22.04 LTS, os desenvolvedores do elementary seguirão o caminho contrário. Então, eles prometem que “o elementaryOS 7 virá com GTK4 nativamente”. Além disso, eles também estão adotando a biblioteca libadwaita, projetada para fornecer uma preferência de estilo escuro à maioria dos aplicativos GTK4.

Estamos trabalhando ativamente para portar vários aplicativos e componentes de desktop para GTK4 e Granite 7. Assim, dá para aproveitar os recursos mais novos e desempenho aprimorado, disse Cassidy James Blaede.

Economia de energia

elementaryOS 7 usará o Ubuntu 22.04 LTS como base e terá aplicativos GTK4

O elementaryOS 7 também promete recursos aprimorados de gerenciamento de energia e configurações de bateria. Portanto, deve permitir um maior controle e economia de energia, além de melhorar o desempenho. Junto a tudo isso há uma nova seção de integridade/status da bateria para usuários de laptop.

Mudanças importantes

Duas outras mudanças importantes podem estar chegando ao sistema operacional elementary. São elas:

  • as atualizações automáticas no AppCenter;
  • e um aplicativo de música completamente reformulado, escrito desde o início no GTK4.

Por último, Cassidy James Blaede revelou outro fato importante. Segundo ele, a equipe do elementary OS 7 está considerando um recurso de “atualização do SO” para o lançamento. Então, finalmente, os usuários vão poder atualizar de uma versão para outra sem ter de baixar uma nova imagem ISO. No entanto, este é um recurso muito inicial e pode não fazer parte da versão final.

Por outro lado, quem quiser já pode experimentar as versões de teste do elementaryOS 7 por meio das compilações diárias. Essas compilações estão agora disponíveis por meio do projeto Early Access. Ainda não se sabe a data final de lançamento nem o codinome.

Via 9to5Linux

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile