in

elementaryOS adiciona suporte padrão a aplicativos Flatpak

Também foi lançado um novo aplicativo chamado Sideload.

Desenvolvedores do elementary OS lançam campanha de financiamento no GitHub

O suporte padrão ao Flatpak agora está disponível para usuários da distribuição Elementary  OS Linux, baseada no Ubuntu. Como compartilhado em sua última divulgação mensal de e-mail, há um app especialmente dedicado a isto. Assim, o elementaryOS adiciona suporte padrão a aplicativos Flatpak.

Isso significa que usuários do elementaryOS podem agora procurar, navegar e instalar aplicativos Flatpak diretamente da loja de software da distro ‘AppCenter’.

Para lidar com situações em que um único aplicativo está disponível em várias fontes (por exemplo, Flatpak, Repo, AppCenter), as listagens de aplicativos exibem um menu suspenso de fontes. Os usuários simplesmente selecionam a ‘fonte’ da qual desejam instalar e depois clicam em install para obtê-lo.

Além disso, as atualizações dos aplicativos Flatpak instaladas pelo AppCenter são listadas e distribuídas junto com as atualizações regulares de sistema e aplicativo no App Center. Não é necessário um aplicativo “separado” ou método de atualização (diferente do Flatpak no Ubuntu, que requer que você o use Ubuntu Software > Updates).

elementaryOS adiciona suporte padrão a aplicativos Flatpak

Porém, enquanto o suporte ao Flatpak no elementaryOS agora está disponível por padrão, o suporte ao Flathub (e outros repositórios Flatpak de terceiros) não está.

Isso significa que, ao contrário do Linux Mint, você não pode procurar e instalar aplicativos disponíveis no Flathub “prontos para uso”, sem a necessidade de configuração.

Temos um novo aplicativo para sistema operacional elementar, para facilitar o carregamento lateral de aplicativos. O Sideload lida com arquivos  flatpakref, como aqueles que você pode encontrar no Flathub ou em outro site de terceiros, fornecendo um aplicativo Flatpak para download, diz o comunicado.

Para instalar o Sideload é bem simples. Abra um Terminal e digite:

sudo apt install io.elementary.sideload

O Sideload é um aplicativo novo e temos planos de trabalhá-lo ao longo do tempo, porém, já é super útil e direto. A primeira versão foi lançada em outubro e será lançada para os usuários em breve.

Deve-se notar que o Sideload que não suporta arquivos.flatpakrepo.

Além disso, um aviso semelhante de “aplicativo não confiável” será exibido quando os usuários tentarem instalar um aplicativo distribuído fora do conjunto de aplicativos do elementaryOS com curadoria’.

Como isso pode ser irritante, pode ser desativado.

Usuários elementares do SO que desejam se beneficiar dessas (e outras) atualizações podem abrir o para instalá-las.

AppCenter > Update All

Fonte: OMG Ubuntu