Elon Musk anunciou formalmente o modelo de IA xAI

Musk parce querer minar o recente lançamento da Meta, o Threads.

Em abril deste ano, Elon Musk, CEO da Tesla e presidente executivo e CTO do Twitter, compartilhou seus planos para um novo modelo de IA. Agora, Musk finalmente anunciou formalmente esse modelo de IA, chamado xAI.

Musk disse que tem a visão de construir uma “IA de máxima busca da verdade”. Após este anúncio, houve especulações de que seria nomeado “TruthGPT”. Mas, na realidade, Elon o chamou de “xAI” e o acaba de lançar formalmente. Com o lançamento formal do xAI, Elon Musk está agora um passo mais perto de sua visão de oferecer um modelo máximo de Inteligência Artificial em busca da verdade. E nem é preciso dizer que Elon agora está preparado para enfrentar o ChatGPT, que é a IA generativa que praticamente todas as grandes empresas de tecnologia buscam.

Como o xAI, modelo de IA, surgiu

Em abril, Elon Musk fundiu sua empresa de fachada, a X Corp, com o Twitter, que ele adquiriu recentemente. Eçe confirmou que a fusão teve como objetivo dar vida ao xAI e superar desafios que devem ser superados para estar no topo do ChatGPT.

Durante uma entrevista exclusiva com Tucker Carlson, Musk revelou seu desenvolvimento contínuo de uma Inteligência Artificial generativa de última geração. A xAI tentaria entender a natureza do universo. Ao fazer o modelo fazer isso, Elon garantiu que dificilmente “aniquilaria os humanos”.

Quando o ChatGPT foi lançado, muitos acreditavam que logo substituiria os humanos. E, a julgar por quão boa a IA se tornou ao longo do tempo, ela de fato assumiu alguns empregos dos humanos. Isso levantou preocupações sobre a próxima geração xAI. Portanto, com essa declaração específica, Elon Musk basicamente respondeu às preocupações do povo. Ou seja, xAI não está aqui para dominar os humanos. Em vez disso, compreenderá a natureza do universo e será uma mão amiga para os humanos.

Progresso de desenvolvimento do xAI

Após um exame mais detalhado, você notará que o xAI tem uma equipe bastante eclética por trás dele. Existem funcionários da OpenAI, DeepMind, Google Research, Tesla, Microsoft Research e da Universidade de Toronto. Esse portfólio diversificado da equipe torna a nova IA capaz de alcançar as estrelas.

Além disso, Elon adquiriu aproximadamente 10.000 GPUs da Nvidia para treinar o Large Language Model (LLM). Este modelo será treinado no mesmo padrão do ChatGPT. Dito isso, não há nenhuma palavra oficial sobre o atual avanço do modelo de IA. Mas iremos atualizá-lo assim que surgirem informações concretas.

Os conflitos atuais

Mesmo que Elon Musk tome a iniciativa de assumir o ChatGPT com xAI, você precisa considerar que ele está tentando minar o recente lançamento do Meta, Threads. Musk acredita que a Meta utilizou os ex-funcionários do Twitter para criar Threads, o que fez a Meta violar os termos e condições.

Portanto, apesar do lançamento formal do xAI, não veremos muitos avanços tão cedo. Portanto, ainda não está claro se a nova IA pode assumir o ChatGPT.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile