in

Elon Musk diz que carros totalmente autônomos da Tesla estão agora ‘muito próximos’

No nível 5, os computadores de um veículo dirigem e não há motorista, apenas passageiros.

Elon Musk diz que carros totalmente autônomos da Tesla estão agora 'muito próximos'
Foto: Divulgação.

Elon Musk, CEO da Tesla, diz que a fabricante de carros terá a “funcionalidade básica” para oferecer carros totalmente autônomos de nível 5 este ano. Musk disse que a Tesla estava muito perto de trazer à tona capacidades de direção totalmente autônomas.

Musk disse:

Estou extremamente confiante de que o nível 5 ou autonomia essencialmente completa acontecerá e acho que acontecerá muito rapidamente.

Continuo confiante de que teremos a funcionalidade básica para a autonomia de nível 5 completa este ano.

Elon Musk diz que carros totalmente autônomos da Tesla estão agora ‘muito próximos’

As ambições de direção autônoma de Musk para a Tesla são essenciais para seu plano de construir uma frota de robotaxis. Musk disse em abril que a rede robotaxi da Tesla estaria “funcionalmente completa” este ano, mas ele disse que “a aprovação regulatória é a grande incógnita”.

A outra grande incógnita é se a tecnologia da Tesla está tão próxima da direção completa quanto Musk afirma. Atualmente, os carros da Tesla são geralmente vistos como veículos autônomos de nível 2, uma vez que ainda precisa haver um motorista ao volante. No nível 5, os computadores de um veículo dirigem e não há motorista, apenas passageiros. Portanto, alguns especularam que Musk está usando o termo nebuloso “aprovação regulatória” para ocultar o progresso da Tesla em alcançar a autonomia de nível 5.

Elon Musk diz que carros totalmente autônomos da Tesla estão agora 'muito próximos'
O CEO da Tesla, Elon Musk, disse que estava muito perto de trazer à tona capacidades de direção totalmente autônomas. Crédito: MKBHD/YOUTUBE.

A Tesla diz que seu piloto automático lida automaticamente com entrada e saída para rodovias e ultrapassagens, além da capacidade de navegar nos semáforos e parar nas placas. Mas o uso dos recursos ainda exige que o motorista preste atenção na estrada.

A Tesla diz:

Os recursos atualmente ativados exigem supervisão ativa do motorista e não tornam o veículo autônomo.

A ativação e o uso desses recursos dependem da confiabilidade que excede em muito os motoristas humanos, como demonstrado por bilhões de quilômetros de experiência, bem como da aprovação regulamentar, que pode levar mais tempo em algumas jurisdições.

Fonte: ZDNET

Escrito por Leonardo Santana

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.