Elon Musk diz que Twitter pode falir

Imagem: 9to5Mac

Elon Musk enviou uma carta a seus funcionários alertando que o Twitter pode falir, enquanto muitos dos executivos seniores da empresa estão deixando a empresa.

Esta carta marcou um último dia difícil para a plataforma em que recebeu um aviso de um regulador de privacidade dos Estados Unidos e sofreu a saída de vários líderes, entre eles. o responsável pela área de confiança e segurança da empresa, Yoel Roth.

Este gestor tinha sido nomeado para responder publicamente às preocupações que os anunciantes e utilizadores tinham sobre a plataforma, num contexto em que os anunciantes têm travado investimentos.

O Twitter entra em sua terceira semana nas mãos de Elon Musk e neste curto espaço de tempo passou por imensas mudanças, coroadas pelas demissões em massa de metade de toda a força de trabalho. Depois disso, em sua carta, o magnata se refere a um futuro financeiro delicado para a plataforma.

Renúncias de cargos-chave

Roth anunciou sua saída depois de quatro outros altos funcionários anunciaram sua renúncia.

O dia começou com a renúncia de três altos funcionários de segurança . Estes foram: Diretora de Segurança da Informação Lea Kissner, Diretora de Privacidade Damien Kieran e Diretora de Conformidade Marianne Fogarty.

Após essas saídas, Roth e o chefe de soluções para clientes do Twitter, Robin Wheeler, também deixaram a empresa. Aqui é necessário lembrar a máxima de Richard Branson, outro líder neste setor, com empresas como a Virgin, que afirma que você tem que cuidar de seus funcionários “e eles cuidarão de seus clientes”.

Neste caso, a pressão para concluir muitas mudanças em muito tempo, que fez com que as pessoas dormissem nos escritórios para cumprir prazos, e demissões em massa de uma forma muito impessoal (houve pessoas que souberam da demissão quando viram que não teve acesso ao seu e-mail) não parecem convencer os altos funcionários do Twitter que estão tomando a decisão de deixar seus posts.

Momento delicado e várias frentes abertas

As saídas aumentam os problemas que assolam a plataforma de mídia social desde que Musk a comprou. Musk afirmou que os usuários atingiram números recordes, embora seja preciso ter em mente que esses números são de acordo com o gerente. Tendo comprado o Twitter no mercado de ações, esta empresa não está mais listada e os números não são mais auditados publicamente , como os de uma empresa listada.

A aquisição por Musk e a confusão resultante sobre lançamentos de produtos e suas políticas de moderação de conteúdo levaram muitas marcas a suspender a compra de anúncios no Twitter. Elon fez uma transmissão ao vivo para os anunciantes, apoiados por Roth e Wheeler, que tinham postagens destinadas a manter a confiança.

Ontem ambos anunciaram sua saída. Isso se traduz no fato de que as duas pessoas que o milionário trouxe para conversar com anunciantes na tentativa de convencê -los a continuar se associando à empresa acabaram de se demitir.

Elon Musk diz que Twitter pode falir

Outra questão de importância para Musk em um dia em que ele chegou a dizer que sua nova empresa pode falir é sua frente aberta com a FTC ou Federal Trade Commission dos Estados Unidos. De acordo com o acordo da empresa com a FTC, o Twitter é obrigado a realizar análises de privacidade antes de fazer qualquer alteração em seus produtos e serviços. Isso foi depois que a agência descobriu que a plataforma usava informações privadas para oferecer publicidade direta.

Porém, em uma nota postada no Slack do Twitter e visível para todos os funcionários da empresa que vazou para a mídia, um advogado da equipe de privacidade da empresa escreveu: “Elon mostrou que sua única prioridade com os usuários do Twitter é como monetizá-los. não pense que eles se importam com ativistas de direitos humanos, dissidentes, nossos usuários em regiões não monetizáveis e todos os outros usuários que fizeram do Twitter a praça global que todos construímos.”

Segundo relatos, o diretor jurídico da empresa, Alex Spiro, disse que “Elon está disposto a assumir um risco enorme em relação a esta empresa e seus usuários, porque ‘Elon coloca foguetes no espaço, não tem medo do FTC’.”

A equipe jurídica da empresa pediu aos engenheiros que “autocertifiquem” que seus recursos estão em conformidade com as regras da FTC e os regulamentos de privacidade.

Elon Musk diz que Twitter pode falir

Além disso, não podemos esquecer que Musk obrigou todo o pessoal a regressar aos escritórios de imediato, após este período de flexibilização laboral (teletrabalho ou trabalho híbrido) que a pandemia trouxe à empresa. Musk já havia falado em outras ocasiões de sua falta de confiança na flexibilidade do trabalho.

Na Tesla, ele obrigou todos a voltarem ao escritório, dizendo em uma carta que existem empresas que permitem o trabalho remoto “mas desde quando não lançam um produto incrível?” 

Na prática, as pessoas não podiam voltar aos escritórios porque não estavam preparadas para receber tanta gente ao mesmo tempo: faltavam até cadeiras.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile