in

Em artigo, Forbes reconhece bom desempenho do KDE Plasma

E diz que será uma das melhores opções em termos de ambiente gráfico por sua leveza.

Em artigo, Forbes reconhece bom desempenho do KDE Plasma

Há algo de bom e ruim nos sistemas operacionais baseados em Linux. Estou falando dos diferentes ambientes gráficos e distribuições que existem, uma vez que apenas a Canonical é responsável por 8 versões do seu sistema operacional. O bom é que temos onde escolher e o ruim é que, pesadelo ao escolher à parte, não há uma linha clara para desenvolver; Existem muitas variantes em relação a tudo. Uma das melhores opções é oferecida pelo KDE e a Forbes mostrou e reconhece o bom desempenho do KDE Plasma (ambiente gráfico que utilizo) em termos de consumo de recursos.

Contudo, os sistemas operacionais que usam o software KDE como o Kubuntu ou o KDE neon “perderam peso” nas versões mais recentes, isso é fato.

As informações que Jason Evangelho (colaborador da Forbes) publicou esta semana nos permitem entender algo que será melhor no futuro.

O KDE Plasma 5.17 é tão leve quanto o Xfce

Em artigo, Forbes reconhece bom desempenho do KDE Plasma

O que o colaborado da Forbes fez foi comparar o consumo de RAM em três sistemas operacionais: Kubuntu 19.10, KDE neon 5.17 e Xubuntu 19.10.

Entre esses sistemas operacionais, deve-se explicar que o Kubuntu e o KDE neon são “o mesmo” sistema operacional, mas a segunda filosofia de atualização significa que ele está usando o Plasma 5.17, enquanto o Kubuntu usa e permanecerá no Plasma 5.16.

No entanto, Evangelho (Forbes) fez alguns testes diferentes, onde mostra e reconhece o excelente desempenho do Plasma.

Uso de RAM inativa, VM vs. instalação nativa

Inicialmente, ele instalou cada um dos sistemas operacionais em uma máquina virtual no GNOME Boxes, cada um com 4 GB de RAM.

Depois de atualizar cada máquina virtual, reiniciar e deixá-los ficar por três minutos, ele capturou o uso da RAM usando o Htop.

Ele fez o mesmo teste em um XPS 13 com Intel Core i7 e 16GB de RAM. Os resultados foram os seguintes:

Em uma máquina virtual, o KDE neon é o que menos utiliza RAM, mas o vencedor é o Xubuntu 19.10 em uma instalação nativa. O que também deixa clara a comparação anterior é que o Plasma 5.17 melhora o uso da RAM do 5.16 do Kubuntu 19.10.

Por outro lado, alguém a quem Evangelho chama de “colega” (Zebediah) fez um teste semelhante com resultados semelhantes, no caso dele usando seu PC AMD personalizado. Este teste também usou o Arch Linux com Xfce e Ubuntu 19.10.

Aqui estão os resultados:

Em artigo, Forbes reconhece bom desempenho do KDE Plasma

Neste teste, o neon do KDE está no mesmo nível do Arch Linux com o Xfce, melhor que o Xubuntu 19.10 e, muito melhor que o Ubuntu 19.10.

Uso da RAM na multitarefa (máquina virtual)

Mas quem usa um computador para interrompê-lo? O que realmente importa é o que consome quando estamos trabalhando com ele.

Neste segundo teste, o Firefox foi aberto com duas guias reproduzindo conteúdo, o gerenciador de arquivos e o terminal.

Os resultados são surpreendentes:

Até a Forbes reconhece o ótimo desempenho do KDE Plasma, que provavelmente, será melhor no futuro

Mencionamos mais de uma vez o trabalho impressionante que a Comunidade KDE realizou com seu software nos últimos anos. Há 3-5 anos, o belo ambiente gráfico também oferecia belos problemas que resultavam em problemas com o monitor ou instabilidade.

O Plasma 5.16 introduziu mudanças muito importantes, mas um grande passo foi dado novamente no Plasma 5.17. Um ou vários, porque esse desempenho, que a Forbes nos forneceu informações claras, nos faz pensar que o Plasma se tornará o melhor ambiente gráfico que existe.

Portanto, o futuro é incerto. Podemos pensar que, com o lançamento do Plasma 5.18, as coisas melhorarão ainda mais. De qualquer forma, a verdade é que o Plasma é uma das melhores opções e, cada vez mais, também se deve ao baixo consumo de RAM.

Em suma, se você quiser saber mais detalhes sobre o artigo em que a Forbes compara distros e reconhece bom desempenho do KDE Plasma, acesse esse link.

Via: Ubunlog

Escrito por Fabiano Rodrigues

Usuário de Linux desde o Kurumin; servidor público, tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas, amante de software livre e de código aberto; apaixonado por jogos, louco por rock e heavy metal, filmes e seriados.

Nova atualização do Terminal Windows oferece melhores guias

Nova atualização do Terminal Windows oferece melhores guias

wifi7-tudo-o-que-voce-precisa-saber

WiFi 7: Tudo o que você precisa saber!