Em breve mensagens de visualização única não poderão ser printadas no WhatsApp

Mais um recurso de segurança em desenvolvimento

Como sempre dizemos, o WhatsApp têm adicionado muitos recursos nos últimos meses. Alguns desses recursos são mais do que essenciais para os usuários do mensageiro da Meta, como o recurso em desenvolvimento que está chegando em breve, por exemplo. O WhatsApp bloqueará em breve as capturas de tela de mensagens de visualização única.

Atualizações do WhatsApp

Atualizações recentes do WhatsApp se concentraram em emoji, controles adicionais para administradores de bate-papo em grupo e segurança de bate-papos, mas apenas alguns dias atrás, o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, anunciou que poderíamos esperar três novas mudanças centradas na privacidade chegando ao WhatsApp.

Os primeiros sinais de que esse recurso já está sendo testado, começam a surgir. Em breve, devemos receber no canal estável o recurso de bloqueio de captura de tela para mensagens de visualização única.

Assim, com ele chegando em nossos smartphones, você não poderá fazer capturas de tela e salvar as mensagens que os remetentes pretendiam que você visse apenas uma vez.

Mensagens de visualização única do WhatsApp com mais privacidade

A última atualização beta do WhatsApp mostra o interesse da Meta em adotar proativamente um ícone dinâmico do aplicativo Android 13. WABetaInfo relata que a mesma atualização (versão 2.22.18.16) também sugere que o WhatsApp está trabalhando no bloco de captura de tela para visualização de vídeos e imagens. Esse recurso foi detectado em desenvolvimento no iOS e agora também chegou ao Android.

A implementação pode se assemelhar a alguns aplicativos bancários, como o Google Pay, que se recusam a permitir que você faça capturas de tela, por exemplo. O gesto ou atalho para fazer uma captura de tela funciona, mas o aplicativo apenas mostra uma mensagem de erro dizendo que você não tem permissão para fazer capturas de tela.

Acreditamos que há espaço para melhorias, no entanto. O WhatsApp pode seguir os passos do Instagram e notificar o remetente quando um destinatário tira uma captura de tela de conteúdo.

Quando o recurso for lançado, um prompt apresentará os testadores beta a essa versão aprimorada do View Once Media. Ele também reitera que você não pode compartilhar, encaminhar, copiar ou salvar o conteúdo.

Imagem: WABetaInfo

Embora seja um passo na direção certa, você deve saber que também existem maneiras de contornar um bloqueador de captura de tela. Por exemplo, você pode tirar fotos da mídia do WhatsApp com outro dispositivo ou iniciar um gravador de tela antes de abrir a visualização de conteúdo. No entanto, alguns aplicativos conseguem notificar isso. Esperamos que o WhatsApp também.

O bloqueador de captura de tela prometido por Zuckerberg ainda está em andamento e ainda não está disponível para testadores beta. Portanto, pode demorar um pouco para um lançamento generalizado.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile