in

Em Marte, rover Curiosity está parado após erro de software

Como todo o resto está funcionando no veículo espacial, a NASA foi capaz de desenvolver um conjunto de instruções que devem fazer o veículo circular novamente.

Em Marte, rover Curiosity está parado após erro de software
Imagem: NASA.

O rover Curiosity tem um desempenho admirável em Marte há mais de sete anos, mas houve alguns obstáculos ao longo do caminho. Afinal, ele foi projetado apenas para durar alguns anos. A NASA relata que o Curiosity sofreu uma falha no sistema que deixou o robô inconsciente de sua posição e atitude no planeta vermelho. Até que se recupere, o Curiosity ficará parado.

Rover Curiosity está parado após erro de software

O Curiosity chegou em Marte em 2012, fazendo história com seu sistema de pouso de foguete de enorme sucesso. Desde então, ele atravessou o terreno na Cratera Gale e subiu as encostas do Monte Sharp, transmitindo dados sobre o passado geológico do planeta vermelho. Graças ao Curiosity, temos uma ideia melhor de onde a água existia (e ainda pode existir) em Marte, bem como onde podemos encontrar evidências de vida antiga.

Marte está longe o suficiente para que não possamos controlar diretamente o Curiosity em tempo real (o rover recebe lotes de comandos e os executa). Isso significa que ele precisa ter uma percepção precisa do estado de todas as suas articulações, além de detalhes ambientais, como a localização de obstáculos próximos e a inclinação do solo. Essas informações vitais garantem que o veículo espacial não esbarre em nada com seu braço ou bata em pedras grandes enquanto anda.

Sistemas do Curiosity

O Curiosity armazena todos esses dados de atitude na memória, mas algo deu errado durante as operações há alguns dias. Enquanto o veículo espacial cumpria suas ordens, de repente perdeu o controle de sua orientação. Como os dados de atitude não foram somados, o Curiosity congelou para evitar danos. Assim, o veículo espacial está fisicamente preso, mas ele ainda está em comunicação com a equipe aqui na Terra.

Em Marte, rover Curiosity está parado após erro de software
Mesmo uma cuidadosa percepção de posição não pode salvar as rodas do Curiosity das rochas pontudas de Marte. Imagem: NASA.

Como todo o resto está funcionando no veículo espacial, a NASA foi capaz de desenvolver um conjunto de instruções que devem fazer o veículo circular novamente. Quando transmitidos, os dados informarão o Curiosity sobre sua atitude e confirmarão seu estado atual. Isso deve permitir que o rover se recupere e continue realizando suas verificações de segurança. No entanto, a NASA também espera coletar dados sobre o que causou o erro de software no Curiosity. A esperança é que eles possam evitar outro congelamento no futuro.

Por fim, enquanto a NASA espera tirar mais proveito do Curiosity, a agência está trabalhando duro no próximo rover, o Mars 2020. Essa missão deve ser lançada no verão setentrional, chegando a Marte no início de 2021.

Fonte: Extreme Tech

Escrito por Leonardo Santana

Astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.

MPV Player 0.32 lançado com suporte RAR5

MPV Player 0.32 lançado com suporte RAR5

Como instalar o pCloud no Ubuntu: Serviço de armazenamento em nuvem com 10 GB grátis

Como instalar o Superpaper no Linux: Gerenciador de papéis de parede para vários monitores