in

Emmabuntüs Debian Edition 3 agora usa LXQt

Sistema é baseado no Debian GNU/Linux 10.4.

Emmabuntüs Debian Edition 3 agora usa LXQt

O Emmabuntüs Collective anunciou o lançamento do Emmabuntüs Debian Edition 3 versão 1.02. Então, a principal mudança é que o Emmabuntüs Debian Edition 3 agora usa LXQt. Além disso, o sistema é baseado no Debian GNU/Linux 10.4. Portanto, esta é uma versão que traz novos recursos e aplicativos, além de melhorias e atualizações de software mais recentes.

O Emmabuntüs Debian Edition 3 1.02 chega exatamente três meses após o lançamento anterior, ou seja, o Emmabuntüs Debian Edition 3 1.01. E, conforme alertamos, vem para substituir o ambiente de desktop LXDE pelo LXQt, considerado muito mais moderno. Ele pode ser instalado na distro por padrão, junto com o ambiente de desktop Xfce.

Se você optar por usar o Emmabuntüs DE com a área de trabalho LXQt, existem algumas vantagens em comparação com a área de trabalho LXDE, como o Falkon como navegador padrão, tutoriais atualizados de instalação e apresentação, além de suporte para todos os scripts internos predefinidos na distribuição para várias tarefas.

Emmabuntüs Debian Edition 3 agora usa LXQt
Navegador Falkon no Emmabuntüs.

Emmabuntüs Debian Edition 3 agora usa LXQt

Também é novo o utilitário VeraCrypt para criptografar arquivos, partições ou discos inteiros em tempo real, o utilitário GtkHash para criar somas de verificação para seus arquivos e imagens ISO, o SMTube para visualizar e baixar vídeos do YouTube e o gerenciador de fontes inxi, inxi-gui , ferramentas mediainfo-gui e mdadm.

Os aplicativos RadioTray-NG, Vokoscreen, gThumb e KeePassXC também estão presentes nesta versão, mas para substituir seus equivalentes antigos e não mantidos, incluindo os softwares RadioTray, Kazam, Nomacs e KeePassX. Além disso, os aplicativos Picasa e Surf foram removidos.

Os aplicativos atualizados e que fazem parte desta versão incluem o Mozilla Firefox 68.9.0 ESR, o Mozilla Thunderbird 68.9.0, o Multisystem 1.0446 e o HPLIP 3.20.5. Também foi totalmente atualizado é o “Manual do Iniciante do Debian Buster”. Entre outras mudanças dignas de nota, os utilitários Boot-Repair e OS-Uninstaller foram atualizados para suas versões mais recentes, a conexão do console de recuperação foi aprimorada para funcionar sem uma conta root e agora existe um novo tutorial “Primeiros passos no Emmabuntüs DE 3” para recém-chegados.

Você pode baixar o Emmabuntüs Debian Edition 3 1.02 agora para sistemas de 32 e 64 bits no site oficial. Enquanto isso, o Emmabuntüs Collective está trabalhando duro no próximo grande lançamento, Emmabuntüs Debian Edition 4. Esta será uma versão focada no próximo sistema operacional Debian GNU/Linux 11 “Bullseye”.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.