Emmabuntüs Linux: Conheça a história desta distribuição!

Emmaubuntus, um sistema leve, limpo e com a base sólida do Debian! Recupere qualquer computador com essa distribuição, seja de 32 ou 64 bits.

Emmabuntüs é uma distribuição linux Francesa derivada do Debian e projetado para facilitar o recondicionamento de computadores doados para a comunidade Emaús. Além disso, também tem a proposta de ressuscitar computadores velhos que ainda funcionam, que estão encostados e você não usa mais. Por tanto, o sistema integra a nossa lista das melhores distribuições para PCs antigos.

Não podemos falar do Emmabuntus sem falar da origem do movimento Emaús que nasceu na França há 50 anos e vive uma proposta de solidariedade entre os pobres. Grupos comunitários recolhem, consertam e reciclam objetos para venderem a pessoas carentes por preços simbólicos. O Movimento acredita no lema “A força da partilha”. Trata-se de uma proposta de partilha com quem está pior. “Injustiça não é desigualdade, injustiça é não partilhar”.

Um dia, o Abbé Pierre, um sacerdote francês, acolheu em sua casa George, assassino, ex-preso, que já havia tentado se suicidar, e lhe disse: “Não tenho nada para lhe oferecer. Mas você quer me ajudar na construção de casas para pessoas sem-teto?”.

Assim começou Emaús, um movimento agora espalhado no mundo inteiro. As Comunidades de Emaús são compostas por pobres que, através do trabalho de recuperação e reutilização daquilo que é jogado fora, ganham honestamente seu sustento ajudando quem se encontra em condições piores.

Agora vamos à distribuição Linux Emmabuntus

Emmabuntus é atualmente baseado no Debian 11, também possui versões baseada no Debian. O Emmabuntus é uma distro especialmente desenvolvida para ser leve e estável com a disponibilidade de vários programas de produção e codecs multimídia pré-instalados.

Imagem reprodução: Emmabuntus

Quando instalado Emmabuntus mostra vários diálogos como o que tem abaixo, onde pergunta se o usuário deseja eliminar alguns idiomas desnecessários na distribuição, qual tipo de dock o usuário quer usar, se é com tudo completo, modo simples ou para crianças.

O sistema é leve, não precisa de muita memória RAM e nem de um processador considerado rápido hoje em dia. Além disso, o sistema está disponível para 32 e 64 bits, o que facilita muito no momento da escolha. Desta forma, o sistema vai funcionar bem em qualquer computador modesto e com poucos recursos.

O que esta disponível no Emmabuntus?

  • Editores: Abiword, Calibre, Dictionary, E-book reader, E-book viewer, Gnumeric, Gramps, HomeBank, LibreOffice com Calc, Draw, Impress, Math, Writer, Ooo4kids, Orage Calendar.
  • Softwares para uso com a internet: Email client (Evolution, Thunderbird), Browsers (Chromium, Firefox), IM clients (Empathy, Pidgin), Torrent downloader (qBittorrent, Transmission), gPodder, HexChat, Jitsi, Skype, Wifi Radar
  • Editores e aplicativos para imagens: Image viewers (ImageMagick, Ristretto Image Viewer), AcquireImages, DigiKam, DNGConverter, ExpoBlending, Fotoxx, Hugin Batch Processor, Hugin Calibrate Lens, Hugin Panorama Creator, Inscape, LRF viewer, Panorama, Photo Layouts Editor, Pinta, Shotwell, Simple Scan, Sweet Home 3D, Screenshot
  • Players e editores de áudio, vídeo: Audacious, Clementine, gmusicbrowser, GNOME Mplayer, VLC, Kaffeine, Arista Transcoder, Audacity, Brasero, Cheese, EasyTAG, gpodder, gspeech, Imagination, Kdenlive, RecordMyDesktop, Sound converter, Sound juicer, TuxGuitar, WinFF, Xfburn
  • Accessórios: Gerenciador de arquivos, Calculadora, Catfish, Leafpad, Testador de iso, Notas, pyRenamer, Terminal Emulator, Wammu, Bulk Rename, Cairo Dock, Gdebi Package Installer, Gigolo, Nepomuk Cleaner, UXTerm, XFCE terminal, Xterm.
  • Jogos: Childsplay, Gcompris, Omnitux, PotatoGuy, SuperTux 2, SuperTuxKart, Warmux
  • Extras: Wine, PlayonLinux, Connect Android, Virtualbox.

Conheça o projeto Emmabuntus, e ressuscite aquele seu computador antigo que talvez você acha que não funciona mais com nenhum sistema da atualidade.

Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.
Sair da versão mobile