Empresa Xinuos acusa Linux de copiar Unix e cobra direitos autorais contra IBM e Red Hat

Empresa Xinuos acusa Linux de copiar Unix e cobra direitos autorais contra IBM e Red Hat

Um grande problema que parecia resolvido voltou a tona nos últimos dias. A empresa SCO, agora adquirida por outra de nome Xinuos, requentou um processo de 2003 em que acusa o Linux de copiar Unix e cobra direitos autorais contra IBM e Red Hat. Jornalistas e especialistas que acompanhavam o caso se dizem surpresos com a volta da reclamação judicial.

A Xinuos comprou os produtos Unix e propriedade intelectual (IP) da SCO em 2011. Então, agora resolveu processar a IBM e a Red Hat “acusando de copiar ilegalmente o código de software do Xinuos para seus sistemas operacionais de servidor”.

Em 2001, a SCO, uma empresa Unix, juntou forças com a Caldera, uma empresa Linux, para formar o que deveria ser um grande rival da Red Hat. Em vez disso, dois anos depois, a SCO processou a IBM em um ataque legal total contra o Linux. O processo correu de forma satisfatória. Tanto assim que as empresas que nasceram para bater a Red Hat são praticamente desconhecidas do grande público.

Processo sem sentido. Microsoft, então inimiga do Linux, teria incentivado

O processo da SCO sobre o Linux não fazia sentido e ninguém na época lhe deu muita chance de sucesso. Com o tempo, foi revelado que a Microsoft estava usando a SCO como um fantoche de meia contra o Linux. Infelizmente para a Microsoft e a SCO, logo ficou claro que a SCO não tinha um caso real contra o Linux e seus aliados.

SCO perdeu batalha após batalha. O golpe fatal veio em 2007, quando foi provado que a SCO nunca teve os direitos autorais do Unix .

Então, em 2011, a única coisa de valor que restou na SCO, seus sistemas operacionais Unix, foi vendida para a UnXis. Essa aquisição, por mais estranha que pareça, fazia algum sentido. Os produtos Unix da SCO, OpenServer e Unixware, ainda tinham um mercado pequeno, mas real. 

Na época, a UnXis agora sob o nome de Xinuos, declarou que não tinha interesse em ações judiciais inúteis da SCO. Em 2016, o CEO Sean Synder disse: “Não somos a SCO. Somos investidores que compraram os produtos. Não adquirimos a capacidade de entrar com processos judiciais contra a IBM e não temos absolutamente nenhum interesse nisso.” 

Empresa Xinuos acusa Linux de copiar Unix e cobra direitos autorais contra IBM e Red Hat. Então, o que mudou? 

A empresa parece ter passado por tempos difíceis. Como Synder afirmou: “sistemas, como nosso OpenServer 10 baseado em FreeBSD, foram empurrados para fora do mercado.”

Oficialmente, em sua declaração, Snyder agora diz: “Embora este caso seja sobre Xinuos e o roubo de nossa propriedade intelectual, é também sobre manipulação de mercado que prejudicou consumidores, concorrentes, a comunidade de código aberto e a própria inovação.”

Na reclamação a um Tribunal Distrital dos Estados Unidos, a empresa alega: 

Primeiro, a IBM roubou a propriedade intelectual do Xinuos e usou essa propriedade roubada para construir e vender um produto para competir com o próprio Xinuos. Em segundo lugar, com a propriedade roubada nas mãos da IBM, a IBM e a Red Hat concordaram ilegalmente em dividir o mercado relevante e usar seus poderes de mercado em crescimento para vitimar consumidores, concorrentes inovadores e a própria inovação. Terceiro, depois que a IBM e a Red Hat lançaram sua conspiração, a IBM adquiriu a Red Hat para solidificar e tornar permanente seu esquema.

As reivindicações de direitos autorais têm quase duas décadas agora e foram reprovadas seguidamente. Xinuos expandiu essas reivindicações de direitos autorais para cobrir o sistema operacional Unix da IBM, como o AIX, também.  

Quanto às outras alegações, que a IBM e a Red Hat dividiram o mercado Unix/Linux entre elas e que a IBM comprou a Red Hat para consolidar sua participação no mercado, a Xinuos não ofereceu nenhuma prova de suas afirmações. 

ZDNet

Sair da versão mobile