SempreUPdate
Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Empresas, Desenvolvedores e o Open Source!

Porque as empresas e seus desenvolvedores estão adotando o open source.

Realizar uma analise de mercado hoje nos leva a ver que 98% dos desenvolvedores usam ferramentas de código aberto, mesmo quando não é preciso em um projeto! Aqui está o porquê.

O Relatório Global de Desenvolvedores explora os métodos que os desenvolvedores vem utilizando e como as empresas podem se adaptar para obter o melhor de suas equipes de desenvolvimento. Mais da metade dos entrevistados foram identificados como desenvolvedor ou engenheiro, dando uma visão sobre o que realmente importa para os desenvolvedores, como eles adaptam os processos e quais as ferramentas que eles escolhem.

Por que o Open Source é preferido?

Dos quatro entrevistados, três disseram que escolheram trabalhar com ferramentas Open Source, porque é de código aberto. Disse Rebeca Doddy – GitLab.

Então por que o open source é tão popular?

Com raízes na comunidade de código aberto, o software é capaz de evoluir rapidamente, com bugs detectados e corrigidos rapidamente pelos membros dessa comunidade. Isso reduz o tempo gasto na espera de correções, e um bom argumento para explicar por que a maioria dos entrevistados dizem que mais da metade das ferramentas que usam são de código aberto.

O software de fonte aberta também é considerado mais confiável: com o código-fonte aberto e disponível para inspecionar, os desenvolvedores podem ver por si mesmos exatamente o que ele faz. Eles podem verificar se é ou não seguro e introduzir correções e melhorias, se necessário. Se os desenvolvedores quiserem adaptar um recurso ou adicionar algo que facilite seu trabalho, eles têm a liberdade de fazê-lo sem depender do fornecedor do software para fazer a mudança. Open source também facilita a integração de diferentes produtos de software para atender às necessidades do negócio.

Desenvolvedores escolhem sempre o Open Source

A liderança sênior só seleciona ferramentas para suas equipes para uso em menos de 20% do tempo, e 11% dos desenvolvedores ainda optam por usar suas próprias ferramentas de código aberto, apesar do que seus gerentes dizem. Isso representa um risco para as empresas que insistem em soluções de código fechado para suas equipes de desenvolvedores: compromete sua “única fonte de verdade”, arrisca a felicidade e a coesão da equipe e desperdiça recursos gastos em ferramentas não utilizadas.

Navegando pela web e pesquisando pelo assunto pude perceber que o Open Source tem oferecido uma mão na roda às empresas que visam crescer na plataforma aberta, não só pela elasticidade e pelo ganho de rendimento, mas também por facilitar a vida de seus desenvolvedores.

A mensagem é clara: quando os desenvolvedores têm a liberdade de escolher suas ferramentas (e às vezes até mesmo quando não!), eles escolhem open source – talvez seja a hora de sua empresa também.

Fonte Fonte
Comentários