Empresas executam mais o Windows 7 do que o Windows 11

Empresas executam mais o Windows 7 do que o Windows 11
windows 11 logo

Desde o lançamento do Windows 10, a Microsoft vem incentivando os usuários a fazer a troca do sistema operacional por outro mais moderno. No entanto, muitos insistem em não fazer a atualização. Concretamente, a grande maioria das empresas prefere o Windows 7 já sem suporte aos sistemas mais atuais, como o Windows 10 ou o 11. Lembrando que esse é um processo que começou ainda em 2015, logo após o lançamento do Windows 10. Para encorajar pessoas e empresas a migrarem do Windows 7, a Microsoft chegou até a atualizar automaticamente seus sistemas.

As coisas são muito diferentes com o Windows 11, pois a Microsoft está feliz que o novo sistema operacional coexista ao lado de seu antecessor, pelo menos por enquanto. No entanto, há uma desvantagem nessa estratégia. É que isso significa que não há a pressa de atualizar como a Microsoft esperava. A demora chega ao ponto em que muito mais empresas estão executando o Windows 7 do que o Windows 11, apesar de o primeiro ter atingido o fim da vida útil algum tempo atrás.

Empresas executam mais o Windows 7 do que o Windows 11

Empresas executam mais o Windows 7 do que o Windows 11

De acordo com as últimas revelações da Lansweeper, cerca de 42% das estações de trabalho não podem ser atualizadas para o Windows 11 devido aos requisitos de atualização mais rigorosos da Microsoft baseados em CPU, RAM e TPM.

Os dados, compilados de cerca de 30 milhões de dispositivos Windows de 60.000 organizações, descobriram que, em média, apenas 57,26% das estações de trabalho estavam qualificadas para receber a atualização automática para o Windows 11.

De acordo com a empresa:

Especificamente, apenas 57,26% das CPUs para estações de trabalho testadas atenderam aos requisitos do sistema para atualização para o Windows 11, enquanto 42,74% não. E enquanto a maioria passou no teste de RAM (92,85 por cento), cerca de 65 por cento dos TPMs de estação de trabalho testados atenderam aos requisitos, enquanto mais de 15 por cento falharam e 20 por cento não eram compatíveis com TPM ou não o habilitavam.

Além disso, a Lansweeper analisou as taxas de adoção do Windows 11 e descobriu que apenas 2,61% das empresas até agora mudaram para o Windows 11, um aumento de apenas 1,17% desde abril de 2022.

Para colocar isso em contexto, significa que o Windows 11 agora é mais popular que o Windows XP (1,27%) e o Windows 8.x (1,52%), mas ainda está muito atrás do Windows 7 (3,38%).

Você pode ver o detalhamento completo do sistema operacional no infográfico abaixo.

Empresas executam mais o Windows 7 do que o Windows 11