Emulador de jogos Nintendo Wii U, Cemu planeja ser de código aberto e traz suporte ao Linux

O emulador de jogos Cemu é um dos principais emuladores de videogame do Nintendo Wii U e planeja dar um grande passo rumo ao open-source este ano. Além disso, também está trabalhando no suporte ao Linux e em avanços relacionados a plataformas cruzadas. Em resumo, o emulador de jogos Nintendo Wii U Cemu planeja ser de código aberto e traz suporte ao Linux.

Cemu é um emulador de console de videogame Wii U que faz muito sucesso e já está disponível para Windows desde 2015. A grande crítica de muitos é que ele é um programa de código fechado. Portanto, isso pode mudar em breve. O planejamento da equipe peara 2022 acaba de ser publicado e nele se mostra que há muito interesse em avançar neste sentido já agora com vistas para o próximo ano. Em relação especificamente a 2022, eles planejam publicar o código-fonte do Cemu e abrir seu processo de desenvolvimento para contribuidores da comunidade. Eles estão planejando que esse marco de código aberto aconteça neste ano civil.

Emulador de jogos Nintendo Wii U, Cemu planeja ser de código aberto e traz suporte ao Linux

Emulador de jogos Nintendo Wii U, Cemu planeja ser de código aberto e traz suporte ao Linux

A Cemu também está trabalhando em sua versão para Linux. Todo esse esforço está cerca de “70%” concluído. No entanto, vários outros itens precisam ser desenvolvidos para tornar isso realidade. A Cemu tem trabalhado na mudança para um sistema de compilação Makefile moderna com base de código C++, um back-end de áudio Cubeb para torná-lo mais independente de plataforma em vez de DirectAudio/XAudio, suporte de decodificação de software H.264 em vez de estar vinculado ao DXVA2 do Windows e mais.

Eventualmente, queremos oferecer uma versão nativa do Linux. Este tem sido um projeto paralelo em andamento, embora progredindo de forma relativamente lenta devido à natureza de baixa prioridade e à dependência de outras tarefas. Cerca de 70% do trabalho foi feito neste momento. A portabilidade está vinculada a algumas outras tarefas neste roteiro, como o backend cubeb, o software decodificador H264 e a migração para makefile.

Um recurso interessante também é um novo compilador de shader para passar de binários de shader do Wii U para GLSL ou SPIR-V. Completando os planos interessantes do projeto está um back-end de CPU JIT usando LLVM para ir do código Wii U PowerPC ao código x86 nativo. No momento, o Cemu conta com um tradutor personalizado para os arquivos do Wii U para a execução x86. Porém, espera-se a implementação do LLVM. Este fator abriria o Cemu para rodar em mais arquiteturas.

Mais detalhes sobre o roteiro e planejamento do Cemu pode ser visto com todos os detalhes no link: cemu.info.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile