Encontre alternativas open source para softwares e serviços

Claylson Martins
3 minutos de leitura

O software livre e de código aberto ganha cada vez mais espaço no mundo da tecnologia. São inúmeros os projetos que hospedam todo tipo de recurso para encontrar alternativas a software proprietário ou serviços mais populares. E acaba de surgir mais um local para quem deseja este tipo de programa. Os criadores o chamam simplesmente de “Alternativas de código aberto“. Assim, este site serve para que você encontre alternativas open source para softwares e serviços.

O grande diferencial aqui é que a lista que eles selecionaram é especificamente voltada para mostrar alternativas de código aberto para ferramentas B2B populares. São mais de 200 alternativas de ferramentas open source que as empresas podem usar para trabalhar no seu dia a dia.

Encontre alternativas open source para softwares e serviços neste site

Encontre alternativas open source para softwares e serviços neste site que pode ser de grande utilidade para pessoas ou empresas interessadas em economizar ou aumentar sua privacidade.

O site está organizado em categorias e também possui um mecanismo de busca. Cada categoria está em um card. Além disso, abaixo dele, está o número de alternativas que eles adicionaram até agora. No momento, existem pouco mais de 200 opções.

Seus criadores dizem que tentaram focar em projetos cujo desenvolvimento permanece ativo. Sendo assim, ao visitar a página de cada ferramenta você pode ler quando foi a última atualização que o projeto recebeu no GitHub. Portanto, é uma boa opção para ajudá-lo a encontrar ferramentas de código aberto para uma empresa ou organização.

Além disso, o portal oferece links diretos para o site oficial de cada produto (se houver). Caso contrário, ele indicará o site onde o código está hospedado (geralmente GitHub). Eles também mostram capturas de tela e uma descrição com os principais recursos, clientes importantes, preços e segmentos de algumas avaliações com prós e contras.

Alguns exemplos de programas que podem ser de seu interesse

Além da organização por categorias, cada programa também possui etiquetas relevantes com o nome de cada opção proprietária ou paga que podem substituir. Portanto, na verdade, você pode navegar no site diretamente procurando por “alternativas do Slack”, ou “alternativas do Trello”, “alternativas do Google Analytics” etc. É um bom recurso para ter em mãos e descobrir novos projetos de código aberto que podem ser úteis para uma empresa ou organização.

Então, se você não conhece, que tal dar uma olhada nesses programas e descobrir se algum deles pode atender as suas necessidades pessoais e/ou profissionais?

Via Genbeta

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.