in

EndeavourOS completa um ano e lança nova ISO baseada em Arch Linux

Em breve, haverá uma versão para arquitetura ARM.

EndeavourOS completa um ano e lança nova ISO baseada em Arch Linux

A distribuição EndeavourOS baseada em Arch Linux comemora o primeiro aniversário desde o lançamento do projeto com uma nova versão ISO. Além disso, foi anunciada a porta para arquitetura ARM. A EndeavourOS nasceu a partir do projeto descontinuado da distribuição Antergos Linux. Portanto, este é o primeiro aniversário desde o primeiro lançamento estável. Durante o ano passado, o EndeavourOS conseguiu não apenas dar um novo lar aos antigos usuários do Antergos, mas também promover o Arch Linux para os novatos.

Atingimos um marco memorável, hoje faz um ano que fizemos nossa fantástica estréia no universo Linux e garoto, que ano tem sido, disse o líder do projeto Bryan Poerwoatmodjo em um anúncio.

E a melhor maneira que a equipe achou para comemorar seu primeiro aniversário foi com um novo lançamento. A ISO do EndeavourOS July já está disponível para download, com as atualizações mais recentes dos repositórios upstream do Arch Linux e algumas mudanças interessantes.

EndeavourOS completa um ano e lança nova ISO baseada em Arch Linux

EndeavourOS completa um ano e lança nova ISO baseada em Arch Linux

Primeiro, a nova versão ISO é fornecida com um aplicativo de boas-vindas renovado, mais leve e fácil de usar. Alguns novos recursos também estão presentes. É o caso da capacidade de limpar a configuração de pacotes e o histórico paccache dos pacotes instalados. Assim, impede a partição raiz de encher com pacotes desnecessários.

Segundo, o aplicativo Bem-vindo agora oferece acesso a uma ferramenta chamada AKM, que significa Arch Kernel Management. A ferramenta precisa ser instalada primeiro e permitirá que os usuários instalem facilmente várias versões do kernel Linux, incluindo seus cabeçalhos, no repositório do Arch Linux, bem como informá-los sobre os kernels estáveis ou de teste disponíveis.

Por último, o aplicativo Welcome ganhou uma nova ferramenta chamada Personal Commands, que tem como alvo usuários avançados que desejam criar um atalho no aplicativo Welcome para vários scripts. Em seguida, os usuários poderão compartilhar seu script e botão personalizados com a comunidade.

Suporte ARM

EndeavourOS completa um ano e lança nova ISO baseada em Arch Linux

Nesta ocasião, a equipe do EndeavourOS também anunciou a próxima porta ARM para sua distribuição GNU/Linux. Com base no script ARM do Arch Linux, a edição do EndeavourOS ARM funcionará em todos os dispositivos ARM suportados pelo projeto ARM do Arch Linux.

Além disso, ele pode ser usado para criar um headless server ou um ARM-based NAS. Os ambientes de desktop suportados para a edição do EndeavourOS ARM incluem GNOME, KDE Plasma, Xfce, Cinnamon, MATE, LXQt, Budgie, além do gerenciador de janelas i3.

A equipe de desenvolvimento obteve melhores resultados ao executar o EndeavourOS ARM nos computadores single board Odroid N2 e Odroid XU4, mas deve funcionar de maneira surpreendente com o novo Raspberry Pi 4 com 8 GB de RAM ou o laptop Pinebook Linux da PINE64.

O EndeavourOS ARM deve chegar nas próximas semanas. Até então, você pode baixar a nova versão da ISO, EndeavourOS 2020.07.15, no site oficial.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.