EndeavourOS lança primeira edição de 2021 com Linux 5.10 LTS e Xfce 4.16

EndeavourOS lança primeira edição de 2021 com Linux 5.10 LTS e Xfce 4.16

E quem deu um start em 2021 e lança sua primeira edição do ano de 2021 foi o sistema operacional EndeavourOS, que carrega o kernel Linux 5.10 LTS e o ambiente de desktop Xfce 4.16. A edição anterior desta distribuição que tem como base o Arch Linux saiu há mais ou menos 5 meses. Assim, quem quiser pegar atualização na fonte para ter um novo sistema, deve baixar a nova imagem ISO.

Por outro lado, o EndeavourOS possui o mais recente Linux 5.10 com suporte de longo prazo LTS. Então, isso representa melhor suporte de hardware. Então se você já experimentou o EndeavourOS antes e não funcionou bem com o seu PC, você deve dar mais uma chance à nova ISO.

Além disso, o primeiro lançamento EndeavourOS em 2021 traz a mais recente série de pilha de gráficos Mesa 20.3 para jogos aprimorados, junto com o driver gráfico proprietário Nvidia 460.39 mais recente para GPUs NVIDIA. Além de todas essas vantagens, a equipe de desenvolvimento melhorou o ambiente live, que foi atualizado para o ambiente de desktop Xfce 4.16 mais recente. Por outro lado, o processo de instalação está mais fácil e suave.

EndeavourOS lança primeira edição de 2021 com Linux 5.10 LTS e Xfce 4.16

Assim, para conseguir isso, a equipe atualizou o instalador gráfico do Calamares com a capacidade de escolher um arquivo além de uma partição de troca tradicional ao selecionar o esquema de partição automática, e tornou possível que os espelhos atualizassem automaticamente ao escolher a instalação on-line.

Várias das ferramentas internas construídas também foram atualizadas nesta nova versão. Por exemplo:

Por outro lado, devido à demanda, o EndeavourOS agora vem com UpdateInTerminal, uma ferramenta que permite verificar e atualizar o sistema quando a ferramenta eos-update-notifier é desabilitada.

Então, finalmente, o EndeavourOS apresenta um novo tema e configuração para o gerenciador de janelas i3. Mais detalhes estão disponíveis na página de anúncio de lançamento.

9to5 Linux

Sair da versão mobile