SempreUPdate
Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Endless OS é a primeira distribuição Linux a suportar o Flatpak via Flathub

São centenas de aplicativos disponíveis para os usuários do Endless OS!

O Endless OS surpreendeu à todos com a notícia que foi publicada em seu twitter. Todos sabemos que o Flatpak já existe nas mais variadas distribuições GNU/Linux, no entanto, o Endless OS saiu na frente porque ele implementou o suporte total ao repositório Flathub que é conhecido por ser o mais completo e o que mais recebe novos aplicativos toda semana, todos os usuários do Endless OS já podem baixar e instalar mais de 100 aplicações, esse número vai crescer a cada ano e em breve todos os principais aplicativos distribuídos entre as distribuições GNU/Linux devem adotar o formato e também ter uma central exclusiva ao Flatpak.

Em setembro os desenvolvedores do Flatpak deram a boa notícia no Red Hat, que o repositório Flathub recebeu uma interface totalmente nova e que vai facilitar a navegação e usabilidade de seus usuários, além disso, os desenvolvedores convidaram seus colegas de profissão a enviar suas aplicações ao Flathub e assim aumentar o número de aplicativos disponíveis.

Em qual versão do Endless OS o suporte ao Flathub esta disponível?

Todos os usuários do Endless OS a partir da versão 3.2.5 já contam com o novo suporte e já podem fazer suas buscas no Flathub e instalar seus aplicativos preferidos e que já estão com o novo formato binário considerado universal. A versão mais recente do Endless OS é a 3.2.6 e você já pode fazer o download no site oficial para computadores com a arquitetura de 64 bits.

Você pode achar super normal este suporte, mas se compararmos com o Ubuntu por exemplo, o suporte ao Flatpak só vai ser lançado no Ubuntu 18.04 LTS, mas outras distribuições permanecem estudando o caso, e quem sabe a qualquer momento uma notícia parecida com essa possa surgir.

Quer consultar os aplicativos disponíveis no Flathub ou fazer o download do Endless OS, acesse os links abaixo:

Flathub Download EndlessOS

Nunca ouviu falar do Projeto? Confira uma entrevista que fizemos com a equipe do Endless OS em nosso quadro “Café com Endless”:

Comentários