Engenheiro cego cria bengala que usa o Google Maps para ajudar outros deficientes

Hoje, muitos produtos foram reinventados por meio da tecnologia. De plantadores inteligentes a TVs inteligentes, o poder da tecnologia não nos surpreende mais. Embora muitas das mais recentes criações tecnológicas sejam dedicadas ao entretenimento, há muitas que contribuem para o nosso bem-estar, principalmente para quem sofre de algum tipo de deficiência. No entanto, agora um engenheiro cego cria bengala que usa o Google Maps para ajudar a outros deficientes visuais.

O uso da tecnologia para ajudar pessoas em seu dia a dia vem se tornando cada vez mais comum. Aparelhos como o GPS, o celular, o microondas são algumas das milhares dessas inovações que hoje em dia, viraram reais dependências ao ser humano. A tecnologia aliada a rotina de pessoas com deficiências são verdadeiras facilitações aos desafios cotidianos que vivem.

Saiba como um engenheiro cego cria bengala que usa o Google Maps para ajudar outros deficientes

Um engenheiro com deficiência visual, Kursat Ceylan, que é o CEO e co-fundador da Young Guru Academy (YGA), usou de toda criatividade para tentar melhorar a vida dele próprio e de outros deficientes visuais. Sendo assim, ele montou uma espécie de bengala inteligente chamada WeWalk, para ajudar as pessoas cegas a navegar (caminhar, na verdade) por ruas e avenidas de qualquer cidade de uma forma bem mais eficiente quando estão por conta própria. Portanto, passam a não depender tanto de outras pessoas para deslocamentos.

A bengala foi financiada por uma organização turca sem fins lucrativos que está por trás do WeWALK. O instrumento se baseia principalmente no serviço Google Maps para ter acesso às informações de ruas, avenidas e até estradas espalhadas pelo planeta.

A bengala é equipada com alto-falantes embutidos, assistente de voz, Google e sensores que enviam vibrações para alertar sobre obstáculos acima do nível do peito.

Com informações de Bored Panda

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile