in

Engenheiros do Google rodam Windows usando o Kexec no Linux

Geralmente essa função servia para rodar Kenels do Linux.

Engenheiros do Google rodam Windows usando o Kexec no Linux

Um interessante experimento realizado recentemente no Google levou a um esforço para fazer o Microsoft Windows rodar via Kexec a partir do Linux. Os engenheiros envolvidos implementaram o suficiente dos Serviços de Inicialização EFI para conseguir “kexec Windows” do Linux. Portanto, os engenheiros do Google rodam Windows usando o Kexec no Linux

O Kexec tem sido tradicionalmente usado apenas para carregar e inicializar kernels Linux a partir de um kernel em execução usando esta chamada de sistema para minimizar o tempo de inatividade. O Kexec também é usado pelos sistemas POWER9 do Raptor para inicializar o sistema a partir do Petitboot.

Como os engenheiros do Google rodam Windows usando o Kexec no Linux

O Windows está UP e RUNNING, kexec’d do Linux! Temos acesso ao console serial no momento. Os gráficos são os próximos. @ofir1942 diz que nunca ficou tão impressionado com a saída do ipconfig em sua vida!, diz a informação no Twitter.

Até agora, só ouvimos falar do Kexec no Linux sendo usado para inicializar diferentes kernels do Linux. Porém, os engenheiros do Google com alguns ajustes da EFI conseguiram inicializar o Windows.

Enquanto o Windows está “instalado e funcionando” no momento, ele só é acessível por meio de um console serial. No entanto, há esperança de que seja fácil obter a saída de gráficos funcionando via protocolo de gráficos UEFI.
Portanto, será interessante ver aonde isso leva. Da mesma forma, permitir que o Windows seja capaz de rodar com perfeição no LinuxBoot. Portanto, é aguardar os próximos passos do pessoal do Google envolvido em seus esforços de firmware/segurança.
Fonte: Phoronix.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Mate: A continuidade do clássico

Mate: a continuidade do clássico

FFmpeg 4.2 lançado com suporte a decodificação AV1

FFmpeg 4.2 lançado com suporte a decodificação AV1