Enlightenment 0.25 lançado com melhorias

Claylson Martins
4 minutos de leitura

O gerenciador de janelas Enlightenment (e compositor Wayland) acaba de ganhar uma nova versão, segundo anúncio do desenvolvedor Carsten Haitzler. Além disso, muitos outros componentes do Enlightenment também apresentam novidades importantes. Assim, o novo Enlightenment 0.25 foi lançado com melhorias. Este gerenciador de janelas é considerado um dos mais leves do mundo Linux.

Nesta versão, o principal recurso a ser notado imediatamente é que ele apresenta uma nova aparência plana. Ela vai combinar com um novo tema plano as ligações de reconhecimento de gestos para touchpads. Além disso, vem com suporte de impressão digital em desklock por meio da biblioteca libFprint.

Também existe:

  • uma nova ferramenta para configurar impressões digitais;
  • nova ação de ligação que permite aos usuários alternar perfis;
  • bem como editor de paleta e ferramenta de seleção para ajudá-lo a configurar cores personalizadas.

O Enlightenment 0.25 tem um ritmo anual de lançamento, embora este prazo não seja rigorosamente seguido, podendo variar esse período para mais ou para menos. No caso, o Enlightenment 0.24 saiu em maio de 2020. Assim, em relação a este, o lançamento do Enlightenment 0.25 é bem grande. Portanto, há quase dois anos houve o lançamento da versão anterior, o que é um tempo bastante considerável.

Outra novidade importante do Enlightenment 0.25 é o chamado módulo Procstats. Este poderá exibir o uso de memória e CPU na barra de título. Da mesma forma, há novas ações de “aumentar a janela na direção” que você quiser. Também existem novas configurações para o multiplicador de animação. Isso serve para acelerar ou diminuir as transições. Outro item é um menu de arquivos recentes. Ele serve para acessar os arquivos abertos recentemente. Por outro lado, existe uma nova entrada do menu Configuração de tela no menu Configurações rápidas.

Enlightenment 0.25 lançado com melhorias. Algumas das alterações são:

  • Um novo visual plano combinando com o tema;
  • O código de escurecimento, apagamento, tempo limite da tela foi reformulado;
  • Ligações de reconhecimento de gestos para touchpads;
  • A perda ou restauração da tela (reconectar) agora restaura as janelas de maneira sensata;
  • Monitoramento de temperatura aprimorado e monitoramento de bateria Bluetooth de dentro do Enlightenment;
  • Reduz uso de energia quando se desliga a tela;
  • Suporte para impressão digital na área de trabalho;
  • Muitas correções de bugs.

Então, quem quiser mais detalhes e fazer os respectivos downloads do Enlightenment 0.25 basta acessar o link: Enlightenment.org.

Enlightenment 0.25 lançado com melhorias
Enlightenment 0.25 lançado com melhorias

Outros componentes novos nesta versão dizem respeito a:

Da mesma forma, houve uma modernização das bibliotecas EFL 1.26. Por outro lado, destacam-se muitas correções de bugs. O Evas OpenGL oscila por padrão para melhor qualidade, suporte ao formato de imagem Evas HEIF, padronizando para o tema plano, desempenho aprimorado por não mais renderizar janelas ocultas e outras mudanças.

Via Phoronix

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.