in

Entenda o LineageOS

LineageOS é uma sistema operacional alternativo ao Android

Entenda o LineageOS

O LineageOS é um sistema operacional de código aberto do tipo Custom ROM para smartphones e tablets, baseado na plataforma móvel Android, lançado em dezembro de 2016. É o sucessor, ou derivado (fork), do sistema CyanogenMod. Neste post, entenda um pouco mais sobre o LineageOS.

Em 2016, a produtora Cyanogen Inc. anunciou que não atualizaria o sistema e fecharia a infra-estrutura do projeto. Isso devido a conflitos internos e problemas de gestão. Porém, repassou os direitos de marca do projeto Cyanogen, sendo rebatizado com o nome LineageOS.

Entenda mais sobre o LineageOS

Entenda o LineageOS

As Custom ROM (sistemas customizados) são sistemas alternativos (são ROM, ou firmware, não oficial do Google e de fabricantes). Estes são implementados a partir do sistema de código aberto Android (construído com o núcleo Linux).

Então, passaram por processo de customizações, na tentativa de melhorar a performance e a segurança das ROM distribuídas pelos fabricantes, como: Motorola, T-Mobile, HTC e outras.

Ao mesmo tempo, as Custom ROM ajudam a manter os sistemas de dispositivos antigos atualizados, quando os fabricantes não dão mais o suporte.

Nesse meio tempo, os fabricantes são contra esse tipo de prática de modificações, acarretando na perda de qualquer tipo de garantia do aparelho que teve alteração na ROM padrão do Sistema.

Posteriormente, o projeto começou a utiizar o software Gerrit (controle de versão Git) no processo de revisão do código fonte.

A última versão é a 16.0 baseada no Android Pie (v9.0, 2018), com o código-fonte do sistema disponível no site GitHub.

Versão 16.0

Lançado em 28 de março de 2019, o LineageOS na versão de teste 16.0 com o núcleo do sistema Android Pie (9.0). Agora, passa a receber as novidades do sistema do Google, também inclui outras melhorias.

Nesse meio tempo, esta versão é compatível com o modo escuro (ou modo noturno) do Android, mudanças na API de estilos. Com isso, alguns aplicativos ganham um fundo cinza-escuro (economia de bateria em aparelhos com tela OLED).

Posteriormente, melhoria no Privacy Guard e no perfil superusuário (root), para manter a compatibilidade com o modo escuro.

Ao mesmo tempo, melhoria no centro de segurança do Trust, podendo bloquear novas conexões de dispositivos USB no modo bloqueado (deve ser ativado no aparelho).

Nesse ínterim, realizado a incorporação do patche de segurança de fevereiro do Google.

Simultaneamente, realizando atualizações do Webview nas versões 15.1 e 16.0, baseado na versão atual do Chromium.

Os aparelhos suportados inicialmente incluem:

Google Nexus 5,Google Nexus 6, Pixel Ultra;
Huawei Honor View 10, P20 Pro;
LeEco Le Max2, Pro3 e Elite;
Motorola Moto X4; Z; Z2 Force;
OnePlus 2, 3, 3T, 5, 5T, One;
OPPO Encontre 7a / s;
Samsung Galaxy série S5; série Tab S2 (8.0 Wi-Fi, 9.7), Tab S2 8.0 e 9.7 Wi-Fi;
Sony Xperia XA2 e Ultra;
OnePlus
Xiaomi Mi MIX 2S, Note 3, Poco F1;
ZUK Z1.

Conheça mais detalhes através de nossos artigos abaixo:

LineageOS 16 Pie adiciona suporte para novos telefones!

Escrito por Adriano Frare

Escritor do livro Aplicações Avançadas em LINUX com mais de 20 anos trabalhando com LINUX e UNIX.

Ubuntu 18.04.3 LTS facilita a correção do kernel do Linux sem reinicializar

Ubuntu 18.04.3 LTS facilita a correção do kernel do Linux sem reinicializar

Automotive Grade Linux lança oitava versão

Automotive Grade Linux lança oitava versão