Epic Games reclama do modelo de cobrança da loja de aplicativos do Google

O Google anunciou na última quarta-feira que farias novos testes para permitir que os desenvolvedores do Android usem seus próprios sistemas de cobrança em seus aplicativos. Este seria, portanto, o primeiro passo para uma grande e dramática reformulação da economia de aplicativos. No entanto, a Epic Games, se colocou contrária a esta alteração e reclama do modelo de cobrança da loja de aplicativos do Google.

A empresa tem sido uma forte defensora da abertura de mercados de aplicativos. Além disso, processou o Google depois que o gigante das buscas removeu o Fortnite do Google Play por incluir pagamentos diretos. Então, ela parece não se contentar com o que ocorreu até aqui. Assim, a Epic planeja continuar defendendo um ecossistema de aplicativos que ofereça mais opções, de acordo com uma declaração oficial da empresa.

A Apple e o Google continuam a abusar de seu poder de mercado com políticas que sufocam a inovação, inflacionam os preços e reduzem a escolha do consumidor, disse Corie Wright, vice-presidente de políticas públicas da Epic, no comunicado. 

Um acordo não muda o status quo anticompetitivo. Continuaremos a lutar por plataformas justas e abertas para todos os desenvolvedores e consumidores e trabalharemos com formuladores de políticas e reguladores para responsabilizar esses guardiões por sua conduta anticompetitiva.

Epic Games reclama do modelo de cobrança da loja de aplicativos do Google

Epic Games reclama do modelo de cobrança da loja de aplicativos do Google

No novo piloto do Google, os desenvolvedores poderão oferecer uma opção de faturamento além do sistema padrão do Google Play. No entanto, o Spotify é atualmente o único desenvolvedor conhecido no programa. Por outro lado, do mesmo modo, não está claro quem mais pode estar participando ou quando estará disponível mais amplamente.

Epic Games não faz parte do programa piloto

A Epic não faz parte do programa piloto, disse a porta-voz da Epic, Elka Looks. Ela não comentou se a Epic rejeitou uma oferta ou simplesmente não foi convidada a participar. Rick VanMeter, porta-voz da Coalition for App Fairness, da qual a Epic e o Spotify são membros, não confirmou ao se seus membros tiveram qualquer tipo de consulta em relação a este assunto por parte do Google.

Empresas como Epic e Spotify criticam há anos as políticas de lojas de aplicativos da Apple e do Google. A maior reclamação diz respeito às taxas de comissão, consideradas muito altas. No entanto, mesmo que o Google esteja afrouxando sua posição sobre sistemas de cobrança alternativos, ainda parece que o Google receberá algum tipo de comissão do Spotify como parte desse programa piloto.

Via The Verge

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile