Erros que você não pode cometer ao carregar seu smartphone!

Veja como prolongar a vida útil da sua bateria!

Jardeson Márcio
5 minutos de leitura

As baterias são extremamente essenciais para os nossos dispositivos. São elas que fornecem a energia necessária para que eles funcionem. Nós só precisamos carregá-las, para que fiquemos conectados sempre. No entanto, elas não são eternas e têm vida útil. Neste artigo, você fica por dentro dos erros mais comuns ao carregar a bateria do seu smartphone!

A grande maioria dos usuários raramente pensa em carregar seus telefones e normalmente só o faz quando o dano está além do reparo. Isso porque eles desconsideram totalmente ideias que os fabricantes não transmitem a você, mas que são cruciais. Se você deseja que seu telefone dure o maior tempo possível, preste atenção às nossas sugestões.

erros-que-voce-nao-pode-cometer-ao-carregar-seu-smartphone

Carregando seu smartphone corretamente

Existem vários erros que você pode cometer ao carregar a bateria do seu dispositivo móvel. Evite esses erros o máximo que puder para prolongar a vida útil do dispositivo e atrasar a necessidade de substituir o telefone.

Use sempre carregadores originais

Usar carregadores de origem duvidosa para o smartphone é um dos maiores erros e também um dos mais frequentes. Como a grande maioria dos fabricantes disponibiliza o conector e carregador oficial na caixa, junto com o aparelho, é fundamental utilizá-lo nesse sentido.

Evite carregar a bateria até os 100% sempre

Embora seja possível configurá-lo, algumas pessoas optam por carregar o smartphone quando recebem o aviso alertando para a opção de economia de bateria, que geralmente é exibida quando atinge 20%. Nessas condições, é importante prestar atenção ao telefone e conectá-lo assim que o alerta for rmitido.

De acordo com especialistas, a porcentagem de carga adequada varia de 20% a 80%. De fato, muitos smartphones começam a ficar para trás quando atingem esse número final.

A autonomia do dispositivo será reduzida se não começar a carregar sempre antes de atingir seu nível mínimo de energia ou, alternativamente, se estiver sempre completamente carregado até atingir 100%.

Retire o carregador da tomada sempre que ele carregar

Os smartphones modernos têm a capacidade de interromper o carregamento quando a bateria atinge 100%. No entanto, isso não significa que o carregador pare de funcionar.

Manter seu dispositivo na tomada após o carregamento, pode danificar as células e, como consequência, tanto a duração quanto a vida útil do dispositivo são afetadas.

Calor prejudica a vida útil da bateria

A temperatura tem um papel importante na resistência e na melhoria da vida útil da bateria, além dos fatores mencionados acima. Na verdade, é possivelmente a maior ameaça à saúde a longo prazo das baterias.

Altas temperaturas sobrecarregam a bateria e fazem com que ela perca capacidade muito mais rapidamente do que quando armazenada em temperaturas moderadas.

Não use seu smartphone enquanto a bateria está sendo carregada

Jogar ou assistir a vídeos durante o carregamento é muito prejudicial, pois faz com que os ciclos de carregamento sejam distorcidos. Isso faz com que a bateria do smartphone aqueça, e dificilmente poderia danificá-la.

Maximize a vida útil da bateria do seu smartphone com as dicas abaixo!

Evite carregar por um ciclo completo (0-100%) e durante a noite. Em vez disso, carregue seu smartphone com cargas parciais com mais frequência. Além disso, terminar uma carga em 80-90% é mais saudável para a bateria do que carregar em 100%.

Quando seu smartphone estiver frio, use a tecnologia de carregamento rápido com cuidado. O calor é o assassino número um das baterias. Mantenha seu telefone longe de pontos quentes e não o cubra durante o carregamento.

Para minimizar o calor e os miniciclos, evite jogar jogos intensos, transmitir filmes ou fazer outras cargas de trabalho intensivas durante o carregamento.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.